Você já ouviu falar em gestão ágil? Termo bastante comum na indústria, o Agile Marketing tem se tornado um processo cada vez mais comum dentro de diferentes segmentos do mercado.
Criado na década de 80 devido às sucessivas exigências do mercado por inovação, produtividade e melhoria na qualidade de processos, as metodologias ágeis viram seu “boom”a partir do ano de 2001 e, a partir de então, tornaram-se quase uma exigência dentro da cadeia produtiva de empresas
Prazos de entrega apertados, jobs complexos, clientes exigentes, etc. Você deve enfrentar esta realidade cotidianamente, não é mesmo? Se sim, saiba que o Agile Marketing pode ser importante para o seu negócio e a ISBRASIL – empresa especializada em Revenda de Hospedagem – te ajuda a entender este assunto. Continue sua leitura!
O que é Agile Marketing?
Metodologia ágil de gestão de projetos, o Agile Marketing foca em ciclos curtos de trabalho, com uma abordagem iterativa e incremental para gerar melhorias contínuas nas
estratégias de marketing de um negócio.
O marketing precisa agir mais rapidamente frente às intensas mudanças do mercado e das respostas dos consumidores às estratégias. E, é aí que o Agile Marketing se faz necessário, afinal, esta metodologia provoca algumas transformações dentro de equipes de trabalho, tais como:
- Se uma equipe quer ser mais ágil, precisam ser colaborativas e flexíveis;
- Se querem se adequar ao mercado, precisam focar nos consumidores;
- Se querem ter melhorias contínuas, precisam planejar e avaliar as estratégias em períodos mais curtos.
Tais mudanças ajudam no processo produtivo através da maximização da eficiência e, consequentemente, ajudam a melhorar as entregas.
Como entregar qualidade na execução de projetos sem perder qualidade?
Ser ágil, vai além de tempo. Agilidade significa oferecer oportunidades de negócios e soluções para problemas do dia a dia de forma criativa e efetiva ao público alvo. Somente desta forma é possível gerar mais resultados para o seu negócio e, consequentemente, para os seus clientes.
Por isso, a seguir, você irá conferir três dicas que ajudarão você a utilizar o Agile Marketing em sua empresa de forma inteligentes e efetiva:
Foque em times multifuncionais
Os times do seu negócio devem ser multifuncionais, ou seja, devem ter todas as habilidades necessárias para que todas as tarefas sejam realizadas de forma rápida e, logicamente, com qualidade.
Mas, isso não quer dizer que os times devem ser grandes, pelo contrário, os times devem ser enxutos. Isso facilita a comunicação e interação entre os membros, diminuindo falhas e aumentando o engajamento e foco nas metas.
Mantenha os clientes sempre em primeiro lugar
Os clientes são a principal razão da existência do seu negócio, por isso devem vir sempre em primeiro lugar. Neste contexto, os planejamentos e trabalhos devem ter sempre como foco satisfazer aqueles que confiam no seu trabalho.
Uma maneira de facilitar o entendimento do que o cliente necessita e espera é através das histórias de usuários, que são muito úteis, pois permitem que foquemos nas atividades que obtenham sucesso frente ao cliente.
Entregas iterativas e incrementais
Esqueça os planejamentos de meses. Diante de um cenário de constantes mudanças, longos planejamentos podem gerar desperdício de tempo e dinheiro.
No ISBRASIL, buscamos sempre a forma mais rápida e qualificada. Nós iteramos e buscamos feedbacks úteis em cima de coisas concretas. Desta forma, somos capazes de verificar o que está funcionando, alterar o que precisa ser alterado e adaptar o que pode ser melhorado.
É hora de se adaptar ao mercado!
Devido ao ritmo acelerado das mudanças nas áreas do negócio, concorrências acirradas e pressões constantes por inovação, estamos vivendo uma tendência para a gestão ágil de projetos.
E chegou a hora de acelerar este processo dentro da sua empresa! Quer ajuda dentro do ambiente digital? O ISBRASIL com certeza pode ajudar! Somos uma empresa especialista em Hospedagem de Site com as soluções ideias para o seu negócio viver a melhor experiência com a velocidade, segurança e desempenho.