Chocolates, carinhos e comemoração em família. A combinação desses três fatores já indica pegadas de coelhos e ovos de chocolate: é a receita da Páscoa que se aproxima. E, em 2022, com algumas grandes diferenças, posto que, no próximo dia 17 de abril, milhares de famílias estarão reunidas com alguma tranquilidade maior, após dois longos anos de pandemia.
Nas empresas, que em boa parte já retornaram às atividades presenciais, a espera das ações pascais está entre as mais esperadas do ano. Isso porque é esse o momento em que o time de Recursos Humanos planeja, junto dos líderes das equipes, algumas ações de endomarketing para os colaboradores de maneira geral.
Embora muita gente acredite que não, essas pequenas ações em prol do colaborador contribuem não apenas com a empresa em geral, mas também auxiliam (e muito) nas estratégias de employee experience (EX). Ou seja, além de fortalecer a corporação, essas ações também aumentam a satisfação dos funcionários.
O que fazer para engajar os colaboradores?
Entre as ações de endomarketing mais interessantes à data, estão as que envolvem trabalho em equipe, desenvolvimento em grupo, criatividade e um momento pensado para o bem-estar do colaborador dentro da empresa.
São comuns, dessa forma, ações com ovos ou brindes de chocolate – muito relacionados à data sazonal e que, além de muito saborosos, também demonstram um cuidado com os bons momentos do funcionário –, jogos de caça aos ovos e construções em equipe que fazem uso da criatividade e do suporte entre colaboradores.
Saiba, abaixo, duas ações comuns que costumam cair bem à época:
Personalização de ovo de Páscoa
Seja de forma individual ou em grupo, uma das gincanas que funciona para quase todas as empresas é a de decoração de ovo de Páscoa. É possível, a partir de um kit fornecido pela empresa, montar diferentes oportunidades com doces diversos – balas, bombas de chocolate, decorações comestíveis em geral.
Essa estratégia, além de não expor os colaboradores a uma tarefa tediosa ou que cause algum tipo de incômodo, costuma também aguçar a criatividade dos colaboradores – e, claro, ela termina com chocolate!
Happy hour ou café da tarde para comemorar a data
Se os colaboradores não se animarem muito com a ideia de gincanas ou outros jogos e atividades em grupo, uma boa maneira de fazer com que a data se torne um momento de aprendizagem e compartilhamento de ideias e experiências é promover um happy hour ou um café da tarde, com chocolates e doces pascais.
Essas pequenas pausas durante ou após a jornada do trabalho, além de criarem vínculos mais fortes entre os funcionários, também aumentam o índice de satisfação dentro das empresas. E são mais simples do que se pensa: podem ser feitas com todos os funcionários ou reduzidas às equipes menores.