Todo residente do Brasil pode obter uma conta internacional, uma vez que escolha uma instituição estrangeira que disponibilize esses recursos para pessoas de outros países. De maneira geral, é necessário apresentar documentos como carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e comprovante de renda.
No entanto, embora os documentos sejam necessários em praticamente toda abertura de conta, eles podem variar de acordo com as práticas e políticas da instituição escolhida. Além disso, o processo também envolve a busca por uma corretora estrangeira, que irá solidificar os procedimentos de abertura e manutenção da conta.
Ainda sobre as corretoras, é imprescindível encontrá-las listadas na Securities and Exchange Comission (SEC), que é um órgão regulador; o registro também deve constar na Financial Industry Regulatory Authority (FINRA), que busca assegurar os investimentos dos investidores e do mercado em geral. Vale frisar que todas as operações são asseguradas pelo Banco Central de maneira automática e instantânea também.
Os motivos pelos quais a abertura de conta internacional é vantajosa são variados e contemplam desde aqueles que buscam realizar negócios ou até fazer investimentos internacionais, e encontram melhores opções estrangeiras, cujas transações são menos burocráticas e sem cobrança de altas taxas; vale também para aqueles que buscam economizar em viagens.
Este último, em função do IOF que pode ser evitado ao fazer essa abertura, e também da menor variação de taxas da moeda estrangeira, o que possibilita uma redução de gastos na viagem. Ou seja, essa modalidade traz diversas opções para os mais variados perfis de consumidores.
Os processos para a abertura definitiva de conta não diferem muito do habitual; inicialmente, o interessado deverá escolher a instituição financeira, e essa instituição deve atender às demandas do cliente, assim como assegurá-lo de sua credibilidade. Após isso, será necessário preencher formulários e enviar documentos para finalização do cadastro.
Para finalizar, as instituições geralmente liberam a movimentação da conta após o envio de recursos financeiros, ou seja, é necessário realizar um depósito para que o processo seja finalizado e autenticado. Também existem instituições que já realizam o câmbio, ou seja, convertem a moeda na própria plataforma, trazendo rapidez e facilidade ao cliente já nesse primeiro contato.
Para aqueles que possuem algum tipo de vínculo com o exterior, independentemente do nível, é imprescindível a existência de uma conta internacional que atenda às necessidades que venham a surgir. Seja para fazer operações e movimentações para pessoas que residem em outros países, ou até mesmo para realizar pagamentos de fornecedores, em caso de um empreendedor, bem como realizar eventuais compras internacionais.