Indivíduos que abandonam a escola antes da formatura do ensino médio podem ser definidos como desistentes da escola. Do início da década de 1960 até o século XXI, à medida que a frequência universal à escola secundária se tornou a norma, esses indivíduos foram objeto de estudo de educadores, pesquisadores educacionais e formuladores de políticas preocupados nos Estados Unidos. Com alguma variação nas circunstâncias locais, eles são uma preocupação crescente em todo o mundo à medida que os requisitos educacionais para a participação plena nas sociedades modernas continuam a aumentar.
Extensão do problema
As taxas de abandono foram examinadas de várias perspectivas. As taxas de evasão escolar medem a proporção de alunos que abandonam a escola em um único ano sem completar um determinado nível de escolaridade. As taxas de abandono escolar medem a proporção de toda a população de uma determinada idade que não completou um determinado nível de escolaridade e não está atualmente matriculada. As taxas de evasão por coorte medem a evasão entre um único grupo ou coorte de alunos durante um determinado período. As taxas de conclusão do ensino médio medem a proporção de uma população inteira de uma determinada idade que deixou o ensino médio e obteve um diploma do ensino médio ou equivalente.