O modelo phygital, que une o físico e o digital, está mudando os hábitos de consumo dos clientes e impactando diretamente no varejo.
A tendência phygital ganhou espaço no setor varejista porque facilita o processo de compra e venda e possibilita maior autonomia e praticidade ao consumidor para realizar as compras em diferentes ambientes. Segundo estudos da MindTree, 60% dos clientes preferem a combinação da compra online com a física, demonstrando a importância da integração do varejo na estratégia de vendas.
As tendências de consumo em relação a cores, estampas ou texturas, é um fator importante na decisão de compra dos consumidores, tanto no ambiente digital quanto no físico. A cor do ano da Pantone, por exemplo, pode motivar a jornada de compra, impulsionando a procura por produtos que estejam na “cor da moda”, como roupas, acessórios, móveis ou objetos de decoração. Dessa forma, é clara a influência das tendências nas escolhas de compra dos consumidores. Por isso, é importante que as marcas estejam atentas a elas e ofereçam a melhor experiência de consumo.
“Se o consumidor vai à loja com um produto de desejo em mente, baseado em uma tendência que ele segue, é fácil ele se frustrar caso não o encontre do jeito que queria, nas cores que imaginou, por exemplo. É aí que o phygital entra integrando físico e online. O vendedor faz a busca pela cor escolhida na loja virtual, em outra loja física ou até mesmo diretamente na fábrica. Todo esse processo diminui a perda das vendas por parte do varejo”, comenta Juliano Ricardo Regis, gerente comercial do Myrp Enterprise, sistema de gestão integrado voltado às grandes operações do varejo de moda.
A empresa Myrp Enterprise é um exemplo de como a tecnologia pode ajudar no processo de vendas. Com um PDV exclusivo para grandes operações do varejo de moda, o sistema cloud-based e mobile-based permite a integração do varejo físico e digital, o que reduz a perda de vendas e promove uma experiência completa de consumo.
O setor varejista precisa estar sempre atento às tendências de compra dos consumidores e investir em tecnologias que possam ajudar a impulsionar as vendas. A integração do físico e do digital é uma tendência que veio para ficar e que pode trazer muitos benefícios para o varejo.
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