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A importância do varejo phygital no consumo

A importância do varejo phygital no consumo

O modelo phygital, que une o físico e o digital, está mudando os hábitos de consumo dos clientes e impactando diretamente no varejo.

 

A tendência phygital ganhou espaço no setor varejista porque facilita o processo de compra e venda e possibilita maior autonomia e praticidade ao consumidor para realizar as compras em diferentes ambientes. Segundo estudos da MindTree, 60% dos clientes preferem a combinação da compra online com a física, demonstrando a importância da integração do varejo na estratégia de vendas.

 

As tendências de consumo em relação a cores, estampas ou texturas, é um fator importante na decisão de compra dos consumidores, tanto no ambiente digital quanto no físico. A cor do ano da Pantone, por exemplo, pode motivar a jornada de compra, impulsionando a procura por produtos que estejam na “cor da moda”, como roupas, acessórios, móveis ou objetos de decoração. Dessa forma, é clara a influência das tendências nas escolhas de compra dos consumidores. Por isso, é importante que as marcas estejam atentas a elas e ofereçam a melhor experiência de consumo.

 

“Se o consumidor vai à loja com um produto de desejo em mente, baseado em uma tendência que ele segue, é fácil ele se frustrar caso não o encontre do jeito que queria, nas cores que imaginou, por exemplo. É aí que o phygital entra integrando físico e online. O vendedor faz a busca pela cor escolhida na loja virtual, em outra loja física ou até mesmo diretamente na fábrica. Todo esse processo diminui a perda das vendas por parte do varejo”, comenta Juliano Ricardo Regis, gerente comercial do Myrp Enterprise, sistema de gestão integrado voltado às grandes operações do varejo de moda.

 

A empresa Myrp Enterprise é um exemplo de como a tecnologia pode ajudar no processo de vendas. Com um PDV exclusivo para grandes operações do varejo de moda, o sistema cloud-based e mobile-based permite a integração do varejo físico e digital, o que reduz a perda de vendas e promove uma experiência completa de consumo.

O setor varejista precisa estar sempre atento às tendências de compra dos consumidores e investir em tecnologias que possam ajudar a impulsionar as vendas. A integração do físico e do digital é uma tendência que veio para ficar e que pode trazer muitos benefícios para o varejo.

 

Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

 

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Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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