Precisamos tomar cuidado quando falamos sobre marketing e o setor jurídico. Tudo porque, ao contrário de uma empresa de empilhadeira elétrica, as normas da OAB são diferentes e cheia de detalhes muito pontuais.
Contudo, além disso, hoje explicaremos também sobre a atração de novos clientes e listaremos as estratégias e boas práticas de marketing para escritórios e advogados. Ficou curioso e deseja ir além do comum? Então, vem com a gente.
A importância do marketing jurídico para a atração de novos clientes
O marketing jurídico é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço dentro do setor. Desta forma, com a alta competitividade, os escritórios de advocacia precisam buscar formas de se destacar e atrair novos clientes, e o marketing pode ser uma ferramenta fundamental nesse processo.
Mas o que é o marketing jurídico? Trata-se de um conjunto de ações voltadas para a promoção do escritório e seus serviços, com o objetivo de fidelizar as pessoas que estão com você, mas também ‘chamar’ outros que precisam desses serviços.
Essas estratégias podem incluir desde a produção de conteúdo para redes sociais e blogs, até a realização de eventos e palestras. Ou seja, assim como um profissional da área de lavadora de piso pode falar sobre os melhores modelos para limpeza e alto brilho, aqui o advogado pode contar com uma vasta possibilidade de interações.
E não para por aí, até porque, essa vertente pode construir uma imagem positiva do escritório. E para aqueles que ainda não aderiram ao marketing jurídico, pode parecer uma tarefa complicada.
Afinal, muitos escritórios ainda enxergam a publicidade como algo inadequado para a área jurídica. No entanto, ela não se resume a anúncios publicitários em jornais ou revistas. Pelo contrário, trata-se de tendências que buscam construir uma imagem positiva do escritório, baseada na credibilidade e na confiança.
Isso é tão fundamental quanto um aquecedor de água para quem mora em uma região mais fria. Então, dentre as estratégias mais comuns, podemos citar a produção de conteúdo para blogs e redes sociais, a realização de parcerias com outras empresas e a promoção de cursos e treinamentos.
Contudo, verifique antes se todas estão alinhadas com a identidade e os valores do escritório, para que sejam efetivas na construção de uma imagem positiva. No entanto, é importante lembrar que o marketing jurídico deve ser pautado por ética e transparência (como dissemos logo no início deste texto).
O Código de Ética e Disciplina da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) estabelece limites para a publicidade na área jurídica, proibindo, por exemplo, a veiculação de anúncios que contenham expressões sensacionalistas ou enganosas.
Estratégias e boas práticas de marketing para escritórios e advogados
Pensando nas estratégias e nas boas práticas do marketing para escritórios e advogados, reunimos algumas para ajudá-lo a conquistar sucesso em sua carreira. Lembrando que isso pode ser feito a curto, médio e longo prazo.
Primeiramente, é ideal ter um blog bem estruturado e de fácil navegação. Com ele, você poderá apresentar sua equipe, serviços oferecidos e histórico do escritório. E não para por aí. Pois este é um local onde poderá produzir conteúdo relevante para seu público-alvo, como artigos sobre novas leis, jurisprudências, dicas para os clientes, entre outros.
Em seguida, temos as redes sociais. Elas são uma excelente ferramenta de marketing para escritórios e advogados. É importante estar nas principais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, Tik Tok (mas trabalhe com muito cuidado aqui) e Twitter.
Poste conteúdo relevante e de qualidade para engajar sua audiência. Com as redes sociais, é possível estreitar o relacionamento com as pessoas interessadas e prospectar novos, além de se tornar referência no mercado.
Em terceiro lugar, frisar o marketing de conteúdo é de bom grado, pois ele é tão dinâmico quanto um hidrojateamento de alta pressão, que lava inúmeros tipos de superfície. Esta é uma estratégia que consiste em produzir conteúdo relevante e de qualidade para atrair e fidelizar clientes.
Além do blog, é possível investir em outras mídias, como e-books, podcasts, webinars, entre outros. O importante é produzir conteúdo que seja útil e interessante para seu público-alvo.
Por fim, os últimos três bastante recorrentes, são:
- Identidade visual: ela é essencial para destacar seu escritório em meio à concorrência. Invista em um logotipo bem elaborado e em uma paleta de cores que represente seus valores e princípios;
- Parcerias estratégicas: Trará muitos benefícios e, portanto, procure por empresas e profissionais que atuem em áreas relacionadas à sua, como contadores, consultores, empresas de tecnologia, entre outros, e crie uma rede de contatos para prospectar novos negócios;
- Eventos e workshops: Promova palestras e workshops sobre temas relevantes para seu público-alvo, como mudanças na legislação, compliance, planejamento sucessório, entre outros. Além de gerar valor para seus clientes, é uma oportunidade de networking e de divulgação do seu escritório.
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