Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

A evolução da função do departamento jurídico ao longo do tempo e as tendências futuras

A evolução da função do departamento jurídico ao longo do tempo e as tendências futuras

Já foi o tempo onde o departamento jurídico era visto como uma área limitada e que cuidava apenas de coisas mais básicas voltadas para o seu próprio segmento, sem se preocupar com a expansão da empresa e tampouco com o seu desenvolvimento estratégico, com o passar dos anos e o uso constante da tecnologia dentro do ramo de direito, esse foi um dos setores que mais cresceu dentro de qualquer corporação. 

Antes visto como algo usado para cuidar de questões legais, judiciais e extrajudiciais, e resolver problemas jurídicos da empresa, esse departamento tem ganhado destaque também na parte estratégica, na integração com outros departamentos e na sua atuação cada vez mais incisiva nas corporações. 

O departamento jurídico passou de um simples solucionador de problemas para se tornar uma peça ativa e uma figura fundamental dentro de qualquer negócio, não sendo só visto como aquele setor que “limpa a sujeira” como faz uma lavadora de piso, mas sim que identifica, e trabalha de maneira ativa para prevenir que aquele ponto fique sujo. 

No texto de hoje, iremos mostrar um pouco mais sobre o departamento jurídico e como ele evoluiu nos últimos anos, além disso, também iremos mostrar o cenário futuro e o que esperar deste considerado um dos setores mais importantes para qualquer empresa, bora conferir? Então vamos lá!

Departamento jurídico: o que é e como ele funciona?

O departamento jurídico é responsável por cuidar de todas as questões judiciais e extrajudiciais de uma empresa, atuando diretamente em qualquer questão legal e qualquer processo e ação presente em um negócio, ela é composta por advogados e bacharéis em direito que possuam um amplo conhecimento jurídico. 

Por mais que muitos pensem que o departamento jurídico se limite a funções como resolver processos e ações, esse é um setor que vai além disso, tendo múltiplas funcionalidades como na criação e manuseio de contratos, no gerenciamento de procurações, no acompanhamento de processos jurídicos, e por aí vai. 

De uma forma geral, o departamento jurídico é a peça-chave que faz a empresa atuar de maneira segura e confortável, atuando como aquele aquecedor de água que te traz conforto e bem-estar, mas que muitas vezes só é valorizado quando não está funcionando. 

Sendo assim, se engana quem pensa que esse é um departamento que serve apenas para solucionar problemas, acredite, ele vai muito além disso!

Mais do que um solucionador de problemas

É claro que o departamento jurídico terá como função, a resolução de problemas judiciais e extrajudiciais, porém acredite, ele não se limita a isso, na atualidade, esse é um setor que trabalha de maneira muito mais ativa, fazendo com que não espere o trabalho chegar até ele, e sim, ele vai atrás de deixar a casa em ordem. 

O departamento jurídico é responsável por garantir a funcionalidade da empresa conforme a lei, o que permite que esse setor consiga ter uma atuação cada vez mais presente na rotina da empresa, com o desenvolvimento tecnológico dentro do âmbito de direito, se tornou cada vez mais constante a coleta e análise de dados, a prevenção de riscos e a escolha estratégica de ações. 

Tudo isso junto, faz com que esse departamento atue de forma ativa, indo atrás de opinar mais dentro das empresas, expôr novos pontos de vista, e auxiliar no desenvolvimento de outros setores durante a sua execução em totalidade. 

Uma ação estratégica e uma atuação mais participativa

Esse é um setor que tem se tornado muito mais ativo do que reativo, participando de planos estratégicos presentes dentro da empresa, uma tomada de decisão precisa ter o aval do departamento jurídico para que ela seja concretizada, nenhum setor irá montar um planejamento sem antes consultar este departamento. 

Até mesmo a parte financeira precisa de uma aprovação jurídica para entender sua viabilidade, o que atualmente, torna esse departamento uma peça-chave para o bom desenvolvimento da empresa, um advogado que atua nesse ramo precisa estar sempre atento ao mercado, e deve sempre se colocar em uma posição participativa. 

Saber se um novo produto pode ou não ser lançado, se o contrato de um fornecedor deve ser renovado, se um serviço como hidrojateamento de alta pressão é ou não viável, ou se uma ação de marketing pode ou não ser feita, são apenas algumas das obrigações do departamento jurídico, que começa a sair muito mais da parte processual, e atua de forma decisiva nas escolhas e no prosseguimento da lei em diferentes âmbitos. 

Tudo está vinculado ao direito, e é claro que cabe ao departamento jurídico, entender isso e guiar a empresa para efetuar as ações da forma correta, sem prejuízos processuais e com ganhos jurídicos importantes, lembre-se, esse é um setor que sempre terá um olhar voltado para o direito, mas que pode ser muito útil em praticamente todas as execuções. 

Integração e um departamento completo!

Como citamos acima, o departamento jurídico está cada vez mais integrado com os outros setores que existem em uma empresa, ele participa de forma cada vez mais ativa da montagem de uma campanha de marketing, do desenvolvimento de um produto ou da operação logística. 

Tudo engloba o setor jurídico, que tem se tornado um departamento cada vez mais completo e integrado com o restante da empresa, tudo passa por ele, seja a resolução de conflitos, a necessidade dos colaboradores, o vínculo externo com novos fornecedores ou parceiros e até mesmo, a ampliação da corporação. 

É esse departamento que faz a ponte conectiva podendo garantir uma boa produtividade e atuando em diferentes frentes, não só em defesas processuais, mas garantindo o bom funcionamento de um negócio conforme as leis. 

Novas tendências e futuro ainda mais tecnológico

O futuro está logo ali, batendo na nossa porta, e é praticamente impossível não ressaltar o impacto da tecnologia dentro do departamento jurídico de maneira geral, cada vez mais são usados softwares e apps voltados ao mercado do direito que ajudam o desenvolvimento dessa área e torna a rotina ainda mais simplificada e assertiva. 

Antes de um colaborador perguntar ou questionar algo, o advogado já tem a resposta pronta, ele consegue identificar usando a coleta e análise de dados, até mesmo a empilhadeira elétrica mais segura para o manuseio dos colaboradores, tudo para garantir a segurança legal dentro da corporação. 

Isso deve se tornar algo ainda mais presente já que o departamento jurídico vai atuar ainda mais ao lado da tecnologia, mediação de conflitos desde os pequenos até os maiores, coleta de dados e prevenção de riscos, ações estratégicas baseadas na compliance.

Todas essas são apenas algumas tendências que o departamento jurídico promete implementar e aproveitar nos próximos anos, você está preparado para ter um setor ainda mais incisivo e participativo dentro da empresa?

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

You must login to add a comment.

Posts relacionados