Com a evolução do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, muitas medidas estão sendo tomadas para reduzir o nível de contaminação entre as pessoas. Nesse sentido, uma das principais mudanças para profissionais e empresas foi justamente a forma de trabalho.
Para evitar deslocamentos ou grandes aglomerações, a recomendação dos órgãos de saúde é manter o isolamento social, ainda que o indivíduo não seja caracterizado como grupo de risco, fazendo com que empresas adotem um novo modelo trabalho.
O home office, ou trabalho remoto, não é uma novidade para profissionais autônomos ou capacitados a trabalhar em casa, mas para a maioria dos trabalhadores ou empresários essa modalidade pode ser encarada como um verdadeiro desafio.
Quer saber mais como alinhar o home office com a produtividade? Confira o artigo completo, mas antes vamos falar o significado concreto do trabalho remoto. Boa leitura!
O que é home office?
O conceito home office é aplicado por profissionais que trabalham em suas próprias casas ou em espaços alternativos, como cafés e locais de coworking. Geralmente, trata-se de uma metodologia utilizada por freelancers ou colaboradores autônomos.
No entanto, com o avanço da pandemia no Brasil, o home office destina-se a maioria dos profissionais que não executam atividades essenciais.
Para se ter uma ideia, 43% das empresas do país adotaram o trabalho remoto, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Betania Tanure Associados (BTA).
4 dicas para manter a produtividade com o home office
Com a disseminação do vírus, as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) foram bem claras: evitar aglomerações para conter o vírus. Pensando nisso, as empresas tiveram que buscar novas alternativas e modelos de trabalho.
Com esse cenário, surgiu a possibilidade de liberar o trabalho remoto para boa parte da equipe. Contudo, uma dúvida permeia os profissionais: como manter a produtividade com o home office?
Para responder a essas e outras perguntas, preparamos 4 dicas para auxiliar você, trabalhador ou empreendedor, a manter a produtividade com o home office. Confira!
1. Organize seu tempo
Claro, não podemos deixar de mencionar a flexibilidade de horário que o home office proporciona. No entanto, é preciso tomar muito cuidado para não relaxar e diminuir a quantidade de atividades desenvolvidas no cotidiano.
Por exemplo: vamos imaginar que você está habituado a produzir 2 campanhas de broca de aço rápido por dia. Nesse sentido, é preciso manter o número de produção, ou, se possível, aumentar.
Por isso, organize o seu tempo, estabeleça um horário de entrada, pausas e saída. Além disso, defina as tarefas importantes para serem realizadas antes das demais.
2. Evite distrações
Embora você esteja trabalhando em casa, evite manter a televisão, rádio ou tablets ligados. Afinal, esses são grandes meios de distração e podem tirar a sua concentração.
Além disso, as redes sociais devem ser evitadas, por mais que seja interessante ficar por dentro das notícias, o foco nesse momento é o seu trabalho. Para enfatizar esse argumento, segundo uma pesquisa realizada pela empresa GlobalWebIndex, os brasileiros gastam 150 minutos em redes sociais.
Com esse cenário, o smartphone é o item que mais prende a atenção. Então, veja somente o necessário, nada de buscar por lojas ou produtos relacionados, como isolador de pino polimérico 15kv, por exemplo.
3. Defina um espaço
Escolher um espaço para executar as suas atividades é essencial. Para isso, separe um ambiente da casa em que você esteja confortável e que tenha uma menor chance de interrupção.
Crie o seu espaço de uma maneira confortável, com mesas e cadeiras ajustáveis, longe de aparelhos sonoros e entrada de terceiros.
Além disso, prepare o ambiente de forma que você possa relaxar durante as suas pausa, elimine qualquer item que possa tirar a funcionalidade do cômodo, como uma caixa de contenção de água, por exemplo.
4. Conte com canais de comunicação
Embora o trabalho remoto seja executado por uma única pessoa, isso não quer dizer que não é necessário outras pessoas para desenvolver as atividades. Para manter a comunicação com a equipe, utilize dispositivos tecnológicos ou canais de interação.
O WhatsApp, Google Hangouts, Zoom e Skype são ótimas opções para trocar informações com a equipe. Vale ressaltar que os dispositivos permitem trocar ideias, por meio de mensagens de texto, audio e video chamadas.
Por fim, qualquer tipo de mudança querer planejamento, adaptação e atenção. Essas questões precisam ser levadas em conta por todos os envolvidos, para os resultados continuem sendo alcançados.
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.