Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como manter a produtividade com o home office?

Como manter a produtividade com o home office?

Com a evolução do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, muitas medidas estão sendo tomadas para reduzir o nível de contaminação entre as pessoas. Nesse sentido, uma das principais mudanças para profissionais e empresas foi justamente a forma de trabalho. 

Para evitar deslocamentos ou grandes aglomerações, a recomendação dos órgãos de saúde é manter o isolamento social, ainda que o indivíduo não seja caracterizado como grupo de risco, fazendo com que empresas adotem um novo modelo trabalho. 

O home office, ou trabalho remoto, não é uma novidade para profissionais autônomos ou capacitados a trabalhar em casa, mas para a maioria dos trabalhadores ou empresários essa modalidade pode ser encarada como um verdadeiro desafio. 

Quer saber mais como alinhar o home office com a produtividade? Confira o artigo completo, mas antes vamos falar o significado concreto do trabalho remoto. Boa leitura! 

O que é home office?

O conceito home office é aplicado por profissionais que trabalham em suas próprias casas ou em espaços alternativos, como cafés e locais de coworking. Geralmente, trata-se de uma metodologia utilizada por freelancers ou colaboradores autônomos. 

No entanto, com o avanço da pandemia no Brasil, o home office destina-se a maioria dos profissionais que não executam atividades essenciais. 

Para se ter uma ideia, 43% das empresas do país adotaram o trabalho remoto, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Betania Tanure Associados (BTA). 

4 dicas para manter a produtividade com o home office

Com a disseminação do vírus, as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) foram bem claras: evitar aglomerações para conter o vírus. Pensando nisso, as empresas tiveram que buscar novas alternativas e modelos de trabalho. 

Com esse cenário, surgiu a possibilidade de liberar o trabalho remoto para boa parte da equipe. Contudo, uma dúvida permeia os profissionais: como manter a produtividade com o home office? 

Para responder a essas e outras perguntas, preparamos 4 dicas para auxiliar você, trabalhador ou empreendedor, a manter a produtividade com o home office. Confira!

1. Organize seu tempo

Claro, não podemos deixar de mencionar a flexibilidade de horário que o home office proporciona. No entanto, é preciso tomar muito cuidado para não relaxar e diminuir a quantidade de atividades desenvolvidas no cotidiano. 

Por exemplo: vamos imaginar que você está habituado a produzir 2 campanhas de broca de aço rápido por dia. Nesse sentido, é preciso manter o número de produção, ou, se possível, aumentar. 

Por isso, organize o seu tempo, estabeleça um horário de entrada, pausas e saída. Além disso, defina as tarefas importantes para serem realizadas antes das demais. 

2. Evite distrações 

Embora você esteja trabalhando em casa, evite manter a televisão, rádio ou tablets ligados. Afinal, esses são grandes meios de distração e podem tirar a sua concentração. 

Além disso, as redes sociais devem ser evitadas, por mais que seja interessante ficar por dentro das notícias, o foco nesse momento é o seu trabalho. Para enfatizar esse argumento, segundo uma pesquisa realizada pela empresa GlobalWebIndex, os brasileiros gastam 150 minutos em redes sociais. 

Com esse cenário, o smartphone é o item que mais prende a atenção. Então, veja somente o necessário, nada de buscar por lojas ou produtos relacionados, como isolador de pino polimérico 15kv, por exemplo. 

3. Defina um espaço 

Escolher um espaço para executar as suas atividades é essencial. Para isso, separe um ambiente da casa em que você esteja confortável e que tenha uma menor chance de interrupção. 

Crie o seu espaço de uma maneira confortável, com mesas e cadeiras ajustáveis, longe de aparelhos sonoros e entrada de terceiros. 

Além disso, prepare o ambiente de forma que você possa relaxar durante as suas pausa, elimine qualquer item que possa tirar a funcionalidade do cômodo, como uma caixa de contenção de água, por exemplo.

4. Conte com canais de comunicação

Embora o trabalho remoto seja executado por uma única pessoa, isso não quer dizer que não é necessário outras pessoas para desenvolver as atividades. Para manter a comunicação com a equipe, utilize dispositivos tecnológicos ou canais de interação. 

O WhatsApp, Google Hangouts, Zoom e Skype são ótimas opções para trocar informações com a equipe. Vale ressaltar que os dispositivos permitem trocar ideias, por meio de mensagens de texto, audio e video chamadas. 

Por fim, qualquer tipo de mudança querer planejamento, adaptação e atenção. Essas questões precisam ser levadas em conta por todos os envolvidos, para os resultados continuem sendo alcançados. 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 

You must login to add a comment.

Posts relacionados