Home office: quais são suas vantagens?
O home office é uma prática de trabalho que vem conquistando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Afinal, esse modelo é totalmente flexível e faz com que os colaboradores entreguem ótimos resultados.
Em sua tradução literal, o conceito, quer dizer ‘’escritório em casa’’, ou seja, aquele em que o funcionário desenvolve as suas atividades em sua casa, eliminando a necessidade de deslocamento até a empresa.
Antigamente, essa prática era um pouco incomum entre as empresas. No entanto, com a evolução do novo coronavírus (Covid-19), o trabalho remoto se tornou uma necessidade para conter a disseminação do vírus.
Para se ter uma ideia do sucesso dessa prática, um estudo realizado em 2017, pelo espaço coworking Spaces, mostrou que 55% dos 900 profissionais entrevistados no país já trabalham em home office pelo menos uma vez por semana.
Em outras palavras, o Brasil é um país totalmente propício a adotar esse modelo de trabalho. Sendo assim, confira abaixo algumas vantagens proporcionadas pelo home office!
Vantagens do home office para o funcionário
O home office tem se tornado muito comum entre as empresas do Brasil, principalmente pela preservação do ambiente organizacional, que passa, a cada dia, a valorizar a satisfação e a qualidade de vida dos colaboradores.
Além disso, acredita-se que até o final de 2020 quase 90% das organizações ofereçam algum tipo de atividade a distância.
Nesse sentido, o mundo corporativo está totalmente ligado a tecnologia e a inovação – empresas que não conseguem se adaptar a isso, não conseguem manter o posicionamento de mercado.
Pensando nisso, as empresas estão cada vez mais interessadas em adotar essa modalidade de trabalho. Afinal, as vantagens são inúmeras. Veja!
1. Flexibilidade
A flexibilidade de horário é uma das vantagens do home office mais buscadas pelos profissionais atualmente. Ou seja, a tão sonhada liberdade profissional pode ser alcançada com essa modalidade.
Dessa forma, poder definir e organizar o horário que irá trabalhar, executar as atividades em um momento de maior concentração e conciliá-las com a vida profissional pode se tornar uma realidade.
O home office é uma prática que tem permitido uma maior flexibilidade de horário para o colaborador, aumentando assim a sua motivação e produtividade, mesmo que a atividade desenvolvida seja mais complicada, como uma caixa de contenção de água, por exemplo.
2. Comodidade
Imagine não se preocupar em enfrentar o transporte público ou o trânsito caótico das grandes metrópoles? Pois é, pode parecer que não, mas essa é uma das principais vantagens do home office.
Por isso, a comodidade é um fator determinante para o sucesso dessa modalidade. Além disso, não podemos deixar de mencionar a redução de custos da empresa, uma vez que não é necessário arcar com vale transporte ou atrasos.
3. Qualidade de vida
O tempo economizado com a atividade do home office pode ser transformado em momentos de lazer, estudo ou demais tarefas. Uma ótima dica para aproveitar esse tempo adicional é adotar exercícios físicos ou esportes no cotidiano.
Nesse sentido, a qualidade de vida é um aspecto predominante no trabalho remoto. Afinal, é possível passar mais tempo com a família e zelar pela saúde e o bem-estar, reduzindo o tempo gasto em uma tarefa de broca de aço rápido, por exemplo.
4. Economia
O colaborador também é muito beneficiado economicamente. Isso acontece porque com o trabalho remoto, é possível cortar gastos, como o tempo utilizado no transporte ou o orçamento destinado a refeições em restaurantes, por exemplo.
Vantagens do home office para a empresa
Como podemos notar, com a adoção do home office, o funcionário tem muito a ganhar. No entanto, o trabalho remoto também é benefício para a empresa. Acompanhe!
- Economia com encargos sociais;
- Vantagens fiscais;
- Maior produtividade com a redução de interrupções das atividades;
- Redução de desperdícios de recursos;
- Retenção de talentos (até mesmo se for uma tarefa de carroceria de madeira, por exemplo).
Por fim, o trabalho remoto pode trazer inúmeras vantagens para a empresa e contribuir com a redução de custos do negócio. Além de colocar a companhia um passo à frente da concorrência!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.