Para sua empresa crescer é muito importante ter os dados do cliente de sua empresa.
E para isso, você precisará fazer uma análise dele, por exemplo:
– Criar um perfil do seu cliente;
– Descobrir quais são seus desejos e necessidades como consumidor.
E ao saber disso, você deve fazer o melhor para realizá-los.
A verdade é que nesse tipo de gestão, as estratégias devem ser focadas em criar um ‘vínculo’ entre a empresa/marca e o cliente.
Como fazer gestão de clientes?
Para realizar a gestão de clientes, você precisará seguir alguns passos:
1° Organizar e juntar todas as informações que você conseguiu com a análise do seu futuro cliente.
Por exemplo: nome, gênero, idade, endereço, telefone, CPF, entre outros.
2° Após isso, você deve interagir com seu cliente. Converse com ele e ofereça um atendimento especial.
Lembre-se que o seu objetivo é atraí-lo para sua marca/empresa.
3° Depois de ter conseguido a venda, não ‘abandone’ o seu cliente.
Invista na pós-venda!
Seu cliente não deve ser importante somente antes da venda, mas também depois que ela é realizada.
Por isso, não caia no erro de ‘abandoná-lo’. Busque manter contato com ele, mesmo após a venda do seu produto.
4° Entregue ao seu cliente o que ele realmente deseja.
Nesse momento você deve ver o seu produto como o cliente veria. Por isso, entregue o produto/serviço com qualidade e no prazo combinado.
Isso fará muita diferença depois, para que esse cliente ‘antigo’ passe a comprar novamente em sua empresa.
5° Torne a relação com seu cliente de longo prazo.
Para isso, você deve vê-lo não apenas como uma venda. O consumidor deve confiar na sua empresa, por isso, fidelize seu cliente.
Faça com que ele se permaneça fiel a sua empresa, afinal, é disso que dependerá seus lucros futuros.
6° Por fim, calcule os resultados que suas ações geraram.
Saber disso é importante pois além de te mostrar o quanto você conseguiu faturar, também lhe mostrará quais estratégias deram certas, para repeti-las futuramente.
Benefícios da Gestão de Clientes?
Com essa Gestão, você evitará perder clientes, e consequentemente, perder dinheiro.
A verdade é que usando bem desta estratégia seu faturamento pode aumentar muito.
Afinal, cada cliente que você consegue atrair e por fim fidelizar, faz com que seus lucros aumentem futuramente.
Por isso, não deixe de fazer esse tipo de estratégia. A Gestão de Clientes, é fundamental para que sua empresa cresça tanto financeiramente como no mercado.
Para esse controle com seus clientes faça seu cadastro no sistema ERP Actana. É um sistema realmente fácil de utilizar e completo para gerenciar pequenas e médias empresas.