Devido a questões globais relacionadas ao COVID-19 (Coronavírus), muitos funcionários e empregadores estão enfrentando uma nova realidade: eles são remotos e não têm certeza de quando poderão retornar ao escritório.
Para os líderes que estão subitamente gerenciando equipes de trabalho em casa, há cinco coisas em que você pode se concentrar agora para maximizar a estabilidade.
1- Estabelecer uma equipe de liderança remota
Mudar uma divisão ou empresa inteira para remoto desencadeia uma onda de choque de mudanças. Avalie os gerentes atuais e convoque uma equipe de especialistas com experiência de trabalho remota e capazes de comunicar nuances e servir como recursos para aqueles que inevitavelmente terão perguntas. Uma parte central do papel dessa equipe será documentar os desafios em tempo real, priorizar de forma transparente esses desafios e atribuir IDRs (indivíduos diretamente responsáveis) para encontrar soluções.
Os assistentes executivos podem assumir um papel mais significativo na transição, funcionando como documentarista em reuniões e auxiliando nas comunicações internas em cascata para o restante da organização.
2- Estabelecer um manual
Será um começo rudimentar e servirá como uma única fonte de verdade para perguntas mais prementes. Comunique isso em toda a empresa e atualize-o continuamente com os IDRs para obter perguntas comuns sobre ferramentas e acesso.
Um dos desafios mais consideráveis quando se fica remoto é manter todos informados de maneira eficiente. Faça um esforço conjunto para documentar sistematicamente importantes mudanças de processo em um local central para minimizar a confusão e a disfunção.
3- Estabelecer um plano de comunicação
Dependendo do tamanho da equipe, considere uma sala de videoconferência sempre ativa por equipe, onde os membros da equipe podem permanecer ou ir e vir quando quiserem. Essa simulação ajuda a aclimatação, permitindo que os membros da equipe adotem a mudança para controle remoto de uma maneira menos dissonante. Também mostra intencionalidade em relação à comunicação informal – um elemento importante que ocorre espontaneamente em um escritório e precisa ser substituído imediatamente em um ambiente remoto.
Qualquer que seja sua visão atual sobre transparência, os líderes não devem se conter durante esse período. É vital manter a perspectiva durante essa mudança. Todos reagem ao trabalho remoto de maneira diferente, e nem todas as casas são espaços de trabalho ideais. Isso pode (e provavelmente vai) parecer chocante, e os membros da equipe esperam atualizações frequentes à medida que os líderes repetem seu plano de comunicação em tempo real.
4- Minimize sua pilha de ferramentas
Enquanto estiver funcionando remotamente, reduza a pilha de ferramentas ao mínimo. Google Docs, uma ferramenta de bate-papo em toda a empresa (como Microsoft Teams ou Slack) e Zoom, são tudo o que você precisa para iniciar. Se sua equipe precisar acessar sistemas internos por meio de uma VPN, garanta que todos tenham acesso fácil e as instruções de uso sejam claras.
Trabalhar bem remotamente requer anotar as coisas. Para empresas que não possuem uma cultura de documentação existente, essa será a mudança mais difícil. Procure canalizar a comunicação para o menor número possível de lugares para reduzir silos e fragmentação. Você vai querer resolver proativamente a confusão em massa quando se trata de encontrar coisas – políticas, protocolos, mecanismos de divulgação, mensagens etc.
5- Conduzir mudança
Os seres humanos são naturalmente resistentes às mudanças – particularmente as mudanças que são forçadas em tempos de incerteza ou crise. Os líderes terão que enfrentar essa realidade de frente. Aconselha-se uma abordagem abrangente para reconhecer a nova realidade e é vital para capacitar todos a contribuir para o sucesso de um modelo remoto.
Particularmente para empresas com uma forte “experiência no cargo”, é vital que a liderança reconheça que a transição remota é um processo, não uma chave binária a ser acionada. Os líderes são responsáveis por adotar a iteração, sendo abertos sobre o que está e o que não está funcionando, e enviá-lo por mensagem a todos os funcionários.
Gerenciar uma empresa remota é como gerenciar qualquer empresa. Tudo se resume a confiança, comunicação e suporte de metas compartilhadas em toda a empresa.
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Acrescentaria a este bom artigo uma nova forma de avaliar a produtividade dos funcionários, já que para grande parte dos empresários o funcionário só produz quando está dentro da empresa.
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