Tenho interesse em abrir uma piscicultura, mas esbarro sempre no escoamento da produção e na legislação.
Juliano José de Oliveira CoutinhoNovo na comunidade
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde Juliano. O empreendedor que deseja atuar com criação ou multiplicação de peixes, pode ser chamado de piscicultor. Essa modalidade de criação cresceu muito nos últimos anos e movimenta uma parte importante da economia do mercado brasileiro atualmente.
O reconhecimento e a seleção da localização de implantação do projeto devem estar vinculados ao tipo de projeto que se pretende desenvolver, às espécies que serão cultivadas, ao manejo adotado e ainda à facilidade de acesso para a comercialização. A piscicultura pode ser feita em diferentes lugares como:
– Mar;
– Represas;
– Lagos;
– Lagos artificiais;
– Tanques de redes;
– Tanques comuns;
– Barragens ou viveiros.
Antes de iniciar suas atividades comerciais, o empreendedor deverá verificar a necessidade obtenção do alvará de funcionamento, de licença sanitária e registro na secretaria de agricultura. O empreendedor deverá atentar para o fato de que em âmbito federal a fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); já em âmbito estadual e municipal, fica a cargo da Secretaria estadual de Saúde e Secretaria municipal de Saúde, respectivamente.
O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como abrir ou montar um negócio para criação de peixes.
Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-negocio-para-criacao-de-peixes,81287a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD