Meu nome é Luciano Mestrich Motta e presto assessoria completa para viabilizar a mudança de empresários para Portugal. Contato + 351 968358518
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde Luciano. Portugal é um país que estimula constantemente o empreendedorismo e a abertura de novas empresas. Apesar de o fantasma da crise financeira ainda não ter desaparecido totalmente, esse momento já começa a fazer parte do passado do país – que se recupera economicamente e abre novas oportunidades para investir.
Nos últimos anos, o processo de abertura de empresa em Portugal ficou mais simples e rápido. O processo é muito mais simples do que no Brasil, e o governo português tem cada vez mais estimulado o empreendedorismo dos portugueses, além de incentivar também o investimento de estrangeiros. Atualmente, é possível abrir uma empresa em Portugal pela internet, ou seja, praticamente todo o processo de abertura pode ser feito sem sair de casa. Ou, se preferir, pessoalmente nos postos da “Empresa na Hora” espalhados em Portugal.
1. Monte um plano de negócios
O primeiro passo é pensar em uma boa ideia de negócio, um nome para a sua empresa, uma logo e preparar um plano de negócios bem completo. O plano de negócios funciona como um “guia” de orientação para você seguir antes de cada tomada de decisão.
2. Defina qual tipo de empresa irá abrir
O segundo passo é definir qual tipo de empresa pretende abrir em Portugal: singular (individual) ou coletiva. Veja quais são as opções e as principais diferenças entre elas.
3. Reúna a documentação necessária
Depois de escolher o tipo de empresa que melhor se encaixa no perfil do seu negócio, é necessário reunir a documentação necessária para executar a abertura da empresa.
Veja abaixo a relação de documentos que você precisará:
– Cartão Cidadão ou NIF Portugal (o NIF é como o CPF no Brasil – feito na Loja do Cidadão);
– Registro comercial;
– Inscrição na Segurança Social;
– Declaração de início de atividade;
– Certificado de admissibilidade;
– Depósito do capital social;
– Preparação do ato constitutivo de sociedade.
4. Hora da abertura
Depois de reunir a documentação necessária, é hora de fazer a abertura da empresa. Você pode fazer a abertura da empresa pela Internet, basta acessar o Portal do Cidadão. Em menos de uma hora certamente a sua empresa estará criada.
Se desejar abrir sua empresa presencialmente, para evitar erros e também para poder tirar dúvidas, vá até o balcão da “Empresa na Hora” em uma das principais cidades e faça tudo por lá.
5. Abra uma conta bancária
Assim como acontece no Brasil, ao abrir uma empresa você deve ir até um banco e abrir uma conta bancária em Portugal em nome da empresa. Nesse caso, você pode optar por bancos públicos ou privados, como preferir.
Analise sempre as taxas mensais, as condições, benefícios e veja qual banco pode ser mais vantajoso para a sua empresa.
6. Dê início às atividades
O último passo desse processo de abertura de empresa é dar início à atividade com o NIB (número bancário). Normalmente é o contador que cuida disto e a partir daí a sua empresa já estará legalizada em Portugal.
Quanto custa abrir uma empresa em Portugal?
O custo para abertura de uma empresa em Portugal gira em torno de 360€. Para as empresas que estão ligadas ao desenvolvimento tecnológico esse valor é de 300€.
Fonte: https://www.eurodicas.com.br/como-abrir-empresa-em-portugal/
Se conseguir, venha mesmo para Portugal. Um belo país para empreender, com muita oportunidade para inovações. https://estamoslongedecasa.com/