elisabete
  • 0

Há algum estudo de mercado sobre produtos de limpeza biodegradáveis?

  • 0

alguem sabe se existe uma pesquisa de mercado ou sobre este mercado disponível no Brasil ou especifica para a bahia?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Resposta foi editada

    Olá!

    O novo perfil de consumidor é composto por pessoas que têm adotado práticas cada vez mais sustentáveis e conscientes, inclusive, na procura de produtos de limpeza, que são considerados bastante prejudiciais ao meio ambiente.

    Segundo pesquisa do Instituto Trata Brasil, 55% do esgoto produzido, que contém muitos resíduos de limpeza como detergente e desinfetante, é despejado diretamente na natureza. Para mudar esse cenário, os consumidores e empresas estão em busca de produtos de limpeza biodegradáveis, que sejam livres de petroquímica, a fim de tentar reduzir os impactos no planeta.

    No mercado já existem algumas marcas dedicadas à produção de produtos de limpeza biodegradáveis, contendo linhas completas de produtos biodegradáveis com matéria-prima de base vegetal.

    O que são produtos de limpeza biodegradáveis?

    Produtos de limpeza biodegradáveis são compostos por substâncias orgânicas e, por isso, se decompõe facilmente, sem prejudicar o ambiente, como os produtos de limpeza tradicionais.

    Por contribuírem com uma redução de lixo e poluição na água, no ar e no solo, os produtos de limpeza biodegradáveis são considerados sustentáveis.

    Vantagens de usar produtos de limpeza biodegradáveis

    As vantagens de usar produtos de limpeza biodegradáveis são diversas. Além de preservar o meio ambiente por não conter agentes químicos, não agridem a saúde.

    Preservação do meio ambiente

    Uma das vantagens de usar produtos de limpeza biodegradáveis é a preservação do meio ambiente, já que as fórmulas desses produtos contém compostos naturais que se decompõe com facilidade, diminuindo a quantidade de resíduos tóxicos eliminadas no ambiente.

    O que não acontece com produtos de limpeza tradicionais que são derivados do petróleo e que muitas vezes não recebem o tratamento adequado quando são descartados nas redes de esgoto.

    Não agride a sua saúde

    Os produtos de limpeza biodegradáveis não utilizam compostos tóxicos, logo não agridem a saúde, causando alergias ou algum tipo de intoxicação nos consumidores ou nos profissionais que utilizam o produto com frequência.

    Mais concentrados e mais econômicos

    Por serem mais concentrados, os produtos de limpeza biodegradáveis também são mais econômicos, mesmo sendo mais caros. Eles rendem mais, logo não é preciso comprar o produto com frequência.

    Ao planejar um negócio dedicado a produtos de limpeza biodegradáveis, também é importante lembrar que toda a empresa precisa ser consciente e sustentável, não só os produtos que se produz.

    No portal do Sebrae é possível conferir vários conteúdos sobre o tema. Acesse!