Os fatores de sucesso no Varejo de Moda
1 – Atendimento
Um bom atendimento não só garante a satisfação do cliente, como também a sua fidelidade. Atender bem a qualquer pessoa que se dirigir ao seu comércio, nunca deixar esperando e permitir que o consumidor fique à vontade com um atendimento eficiente são algumas dicas para um atendimento de qualidade.
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Atendimento de qualidade: dicas para atender bem.
2 – Marketing de Relacionamento
Criar um bom relacionamento com o cliente depende de diversos fatores que vão desde um bom atendimento, à comercialização de produtos ou prestação de serviços de qualidade. E, principalmente, um bom planejamento para obter os resultados.
Como montar a sua estratégia de Marketing de Relacionamento.
3 – Comunicação Visual
Ter a sua marca em evidência sempre irá gerar oportunidade de negócio. Assim, além dos materiais tradicionais, como: cartões de visita, panfletos, folders e outros, aproveite e explore desde embalagens à cabides. Estes diferentes recursos podem ser utilizados para promover o nome do seu estabelecimento e aumentar a penetração da sua marca no mercado. Um dos itens importantes para o varejo de moda é a comunicação visual. Trata-se de produtos como embalagens, etiquetas, sacolas, letreiros, banners, displays e até mesmo cabides.
Investir em comunicação visual ajuda a reforçar a marca.
4 – Localização
O ponto comercial é fundamental para o bom desempenho das vendas. Questões como acesso físico, tráfego de pedestres, número de concorrentes no entorno e facilidade para estacionamento devem ser consideradas antes de decidir o local para o comércio.
Ponto de venda: estratégias e dicas para acertar na escolha.
5 – Qualidade dos produtos
Quando falamos de gestão de produtos no varejo, estamos falando de como as mercadorias oferecidas podem ser decisivas para a competitividade da empresa no mercado. É importante definir com clareza seu posicionamento de mercado, verificar se o seu mix de produtos está coerente e utilizar de estratégias para reforçá-lo, pois o desempenho dos produtos irá depender de sua aderência a esse posicionamento.
Como melhorar a gestão de produtos no varejo.
6 – Variedade e gestão de estoque
O excesso de sortimento no varejo tem um impacto negativo em distintos ramos, pois a lógica é que há um limite no qual o cliente passa a ter dificuldades em escolher o que comprar. A gestão de estoque da empresa deve ter como objetivo a obtenção de um prazo de pagamento dos fornecedores compatível com os recebimentos dos clientes, imobilizando o menor capital possível e, ao mesmo tempo, oferecendo um bom serviço aos consumidores.
Gestão do sortimento no varejo.
7 – Meios eletrônicos de pagamento
Meios eletrônicos de pagamentos são os instrumentos utilizados para o pagamento de uma compra presencial ou realizada pela internet. Ampliar as opções de pagamento é estar preparado para atender a todos os tipos de clientes, tanto aquele que pagará à vista como o outro que fará o pagamento em cartão.
Entenda a importância da diversificação das formas de pagamento.
8 – Gestão de preço
O administrador do negócio precisa levar em conta o valor que o consumidor está disposto a pagar e os preços praticados no mercado. Posicionamento da marca, objetivos do negócio, preços para novos produtos e preços flexíveis são fatores que podem influenciar na sua política de preços.
Saiba como estabelecer a melhor política de preços para o seu negócio.
9 – Parceria com fornecedores
Além de aumentar a experimentação de seu produto, credibilidade junto ao mercado, melhorar sua participação e ocupar espaço dos concorrentes, o fornecedor que realiza uma ação conjunta estará diante de uma possibilidade real de melhoria do lucro absoluto, via aumento do volume de vendas. Trata-se de um investimento para o empreendedor e para o fornecedor.
Parcerias entre fornecedores e empreendedores.
10 – Segmentação de público-alvo
Para ter mais chance de alcançar a liderança do mercado, é preciso analisar quem são seus compradores, sua posição em relação à concorrência e se você tem fornecedores parceiros. Por isso, mapeie com clareza três vertentes do mercado: o mercado consumidor, o mercado concorrente e o mercado fornecedor.
Segmentação e seleção de seu público.
Confira 10 dicas do Sebrae para o varejo da moda em: https://respostas.sebrae.com.br/dez-dicas-do-sebrae-para-o-varejo-de-moda-2