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28 Dicas de marketing de custo zero

28 Dicas de marketing de custo zero

marketing_custo_0_571x411Selecionamos algumas dicas de marketing de baixo custo para você divulgar seus produtos e serviços gastando pouco ou nada. As dicas são baseadas no livro Marketing de Guerrilha de Jay Conrad Levinson. Confira:

1) Acesso a materiais de propaganda, promoção e merchandising
Se vender produtos de terceiros, peça ao fornecedor os materiais de divulgação, cortando estes custos.

2) Amostras
Se seu produto tiver qualidade, as amostras são uma ferramenta extremamente eficiente.

3) Cestos/sacolas com preços promocionais
As pessoas de maneira geral gostam de kits promocionais, assim você poderá aumentar suas vendas sem aumentar seus custos de marketing.

4) Coluna em uma publicação
Escreva com regularidade artigos sobre moda para veículos de comunicação, e peça que divulguem no rodapé o seu nome e telefone. Se possível, mencione também o nome de sua empresa. Isto vale também para programas de rádio/TV.

5) Consultas
Funciona como as amostras grátis, mas é uma ferramenta mais utilizada no setor de serviços.

6) Conveniência
O seu negócio deve ter fácil localização e acesso por telefone e e-mail. Diversifique também os meios de fazer pedidos e as formas de pagamentos. Faça o que puder para que os clientes julguem ser muito cômodo fazer negócios com você.

7) Demonstração
O cliente vê como seria ter ou utilizar o produto ou serviço que vende.

8) Dias e horários de funcionamento
Se houver uma forma de ser diferente de seus concorrentes, aproveite.

9) Disponibilidade de financiamento
Ao facilitar o pagamento, você terá uma venda que estava praticamente perdida.

10) Crédito
Atenção na hora de conceder o crédito ao cliente. Opte por forma de pagamento mais seguras, como cartão de débito e de crédito.

11) Divulgação boca a boca
Estimule e peça indicação de outros consumidores aos seus clientes habituais.

12) Parcerias
Divulgue materiais promocionais e publicitários de empresas não concorrentes. Em retribuição, estas empresas devem fazer o mesmo para você.

13) Envolvimento com a comunidade
Participe dos acontecimentos que cercam seu bairro ou cidade. O objetivo é se tornar uma pessoa conhecida, de forma que você seja identificado com o “fulano de tal” da empresa X. A médio e longo prazo sua caixa registradora vai acusar a sua popularidade.

14) Estudos de pesquisa
Procure saber sobre o mercado, clientes e concorrentes. Se não tiver como bancar a pesquisa, faça a sua sem incorrer em investimentos. Não tenha receio de perguntar. Pergunte, pergunte e pergunte sempre. Não custa nada e, como diz o ditado, perguntar não ofende.

15) Follow-up
É o momento seguinte ao pós-venda. É justamente aí que começa o marketing de relacionamento.

16) Livros e artigos
A preparação de livros e artigos irá depor sempre a seu favor, além de estabelecer-se como uma autoridade em assuntos de sua especialidade. Aqui tanto poderá investir um valor, como também poderá obter patrocínio de terceiros.

17) Localização do negócio
Vale tanto para o comércio e serviço, como também para a indústria. Estude e avalie bem a escolha do local. Priorize locais onde tenha grande circulação do seu público-alvo.

18) Logomarca
Invista na representação gráfica e visual de sua empresa. Deve estar presente em todos os assuntos pertinentes à sua empresa. É a sua “impressão digital”.

19) Mailing list/cadastro de clientes
Construa seu cadastro de clientes desde o início do negócio, ou se não o fez ainda, comece agora mesmo. Verá que isto vale ouro. Quanto maior o cadastro, maior o seu lucro por causa da clientela cativa e as recomendações e indicações que esta clientela costuma fazer, muitas vezes espontaneamente.

20) Nome da empresa
Existem nomes bons e ruins. Não meça esforços para pesquisar e certificar-se de que o seu nome é bom.

21) Participar de clubes e associações
Faça novos amigos, poderá agregar novos clientes.

22) Posicionamento
Defina com clareza qual o posicionamento que deseja para o seu produto ou serviço, isto é, como deseja que seu produto ou serviço seja percebido.

23) Relações públicas
Crie fatos que possam causar envolvimento da comunidade. Envie releases para a imprensa local.

24) Seminários e palestras
Estabeleça-se como autoridade em assuntos de sua especialidade, isto poderá servir como trampolim para suas vendas.

25) Slogan
É o grupo de palavras que resume as atitudes de sua empresa no mercado. Invista em um lema criativo e atrativo.

26) Testemunhais
Estimule os seus clientes a fazerem comentários positivos nas suas redes sociais. Utilize-os em suas peças de propaganda.

27) Textos para telemarketing
Caso tenha uma equipe que faz vendas por telefone, estabeleça textos de abordagem de vendas. São scripts pré-definidos com ideias básicas de apresentação de vendas. Isso é essencial para estabelecer uma conversa com o cliente, a fim de pesquisar, perguntar e fechar uma venda ou pedido.

28) Ciência das compras é transitória
Os fatos básicos da natureza humana permanecem, mas a própria loja, os gostos, o comportamento dos consumidores evoluem e se alteram conforme as mudanças sociais e econômicas. Por isso, as empresas devem prestar atenção e entender para atender seus clientes.

•  Identificar seus melhores clientes
•  surpreender sempre o cliente.
•  Desenvolver serviços diferenciados.
•  Proporcionar benefícios difíceis de serem copiados.
•  Tornar-se invisível para a concorrência.
•  Buscar formas criativas e inovadoras.
•  Manter sempre o mesmo tratamento em todos os contatos.

Fonte: Alavanque sua empresa em tempos de turbulência, do Sebrae em SP.
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.

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