Em um mercado de trabalho até pouco tempo dominado por homens, os empregos no setor da construção civil deixaram de ser exclusividade masculino. Sendo comum encontrar muitas mulheres trabalhando em diferentes funções nos canteiros de obras (pedreiras, engenheiras, técnicas em segurança do trabalho, instaladoras, funções administrativas, ou no comando das empresas) (O Estado, 2013).
São vários fatores que contribuem para o aumento da presença feminina em construções e reformas: a falta de mão de obra masculina qualificada, o aumento da demanda na área, a oportunidade de melhorar a renda e a qualidade de execução da mão de obra feminina, como capricho, zelo com os equipamento e nível de atenção aos detalhes em atividades de acabamento (Sinduscon SP e Revista Geografia).
Esse boletim apresentará informações sobre a presença das mulheres na construção civil, o diferencial feminino, quais são as devidas adequações para que possam atuar nos canteiros de obras e os programas de incentivo para aumentar ainda mais sua participação no setor, além de exemplos de operárias que se destacaram nesse mercado.
Saiba mais sobre A vez das mulheres nos canteiros de obras acessando o Boletim completo aqui: