As lojas virtuais prometem comodidade, variedade, preço, prazo e tudo sem sair de casa.
Os consumidores, principalmente nas datas em que o comércio tem muito movimento, têm sido atraídos pela rapidez e comodidade das lojas virtuais.
As datas comemorativas também são responsáveis pelo aumento de vendas para estabelecimentos de e-commerce. Em levantamento feito pela consultoria e-bit foi revelado que em 2011 as vendas das lojas virtuais cresceram 15% no período do Dia dos Namorados, quando comparado com o mesmo período de 2010. Logo, o comerciante virtual deve investir na data, utilizando ferramentas específicas para promover sua loja, como as sugeridas abaixo:
E-mail marketing – Permite o envio de newsletters, promoções e comunicados personalizados, disponibilizando também relatórios que indicam quantas pessoas se interessaram pelos e-mails, mostrando a eficiência de divulgação.
Hotsite – É um mini site que tem como objetivo dar enfoque em uma estratégia de comunicação e marketing pontual e específica. Diferencia-se de um website por ter um curto tempo de vida útil (promoção rápida ou períodos específicos).
Deve ter layout criativo, objetivo, ser bastante visual, para que o cliente bata o olho e já entenda parcial ou completamente sobre o que se trata.
Deve sempre ser rápido e acessível, disponibilizando os destaques para o período da promoção, com texto enxuto, já que consumidor virtual que tem pouca paciência para esperar páginas com conteúdos pesados.
Redes sociais – Não deixe de divulgar as promoções de datas especiais nas redes sociais onde o empreendimento está presente.
Essas propagandas nas redes sociais devem contem uma chamada da promoção, arte atrativa e sempre dispor do link para o site onde será feita a conversão da venda.
Anúncios – eles podem ser de várias formas, publieditoriais em blogs parceiros, anúncios do Google Adwords, anúncios pagos no Facebook, entre outros. Geralmente o investimento neste tipo de anuncio é por clique. Assim vale a pena avaliar o custo benefício para a sua campanha.
Dicas importantes
Vale a pena lembrar que as ofertas devem ser diferenciadas, pois preço competitivo a internet em si, já oferece;
Invista em um processo de vendas rápido: desde a visualização do produto (imagens e textos – de preferência personalizados, não somente o que o fabricante dispõe), até a seleção no carrinho de compras e a finalização do pedido;
Para destacar-se da concorrência, vale oferecer frete grátis;
Diversificar os métodos de pagamento, incluindo PayPal, PagSeguro e parcelamento pode ser um motivo para o consumidor decidir pela sua loja;
Ofereça várias formas de entrega. Muitas vezes, o cliente abandona o carrinho pela demora na entrega;
Ofereça a opção de embalagem para presente e cartão (com opção de o cliente escrever um curto texto personalizado a ser impresso nele). Em datas especiais, vale à pena investir em embalagem e cartão diferenciados;
Mande, para todo cliente que finalizar uma compra pela primeira vez, um mini cartão de agradecimento, dando boas-vindas à loja virtual. Se for um cliente que já efetuou compras antes, mande um agradecendo a preferência;
Brindes, por mais simples que sejam, fidelizam o cliente. Um mimo simples ou um cupom com código de desconto para próxima compra são boas opções.
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