Terminou na última quinta-feira, 17, a segunda edição do Feirão Limpa Nome Online, da Serasa Experian. O serviço gratuito recebeu 1,9 milhão de visitantes. Cerca de 800 mil brasileiros acessaram o serviço para verificar a existência de pendências financeiras e renegociar dívidas.
O balanço das negociações registrou mais de 32 mil dívidas já quitadas durante os dez dias, num total de cerca de R$ 95 milhões já pagos pelos consumidores – o total de pendências e valores pagos após a renegociação no Feirão deve ser fechado num prazo de até 30 dias após a conclusão do serviço, devido a prazos e parcelas eventualmente concedidos pelas empresas para o pagamento dos valores pelos consumidores.
Durante os dias de renegociação, o setor mais procurado pelos usuários do serviço foi bancos e financeiras, com varejo na segunda posição. A maior parte dos acessos partiu da região Sudeste, com a primeira posição no ranking dos Estados que mais acessaram o Feirão Limpa Nome Online mantida durante todo o período pelo estado de São Paulo, com 34,5% de participação. O segundo lugar foi do Rio de Janeiro, com 12,5%, e Minas Gerais veio em terceiro, com 7,7%. O quarto lugar foi ocupado pela Bahia, com 6,3%, e em quinto o Paraná, com 5,6%. Distrito Federal, (3,9%), Rio Grande do Sul (3,4%), Santa Catarina (3,1%), Ceará (3,0%) e Pernambuco (2,5%) completam a lista dos dez estados mais participantes.
A maioria dos que buscaram a renegociação das dívidas é jovem: 65% do público tem entre 18 e 34 anos, seguidos por 18,5% com idades entre 35 e 44 anos. As mulheres também aumentaram sua participação nesta edição, sendo responsáveis por 60,6% dos acessos. Os homens ficaram com 39,4%.
As propostas do Feirão Limpa Nome Online permitiram que o devedor pudesse regularizar sua situação sem sair de casa, aproveitando a praticidade e as facilidades da internet. Tudo de forma gratuita – o cidadão não pagou nada para acessar o Feirão ou negociar com as empresas, num site desenvolvido em ambiente protegido, garantindo a segurança e a proteção de todos os dados do consumidor.
Fonte: Serasa Experian