Costuma-se ouvir que a embalagem faz a diferença para as pessoas. Se pensarmos em marketing pessoal, isso se reflete nas roupas e na aparência de uma forma geral. Se pensarmos na comercialização de produtos alimentícios, a embalagem hoje é diferencial e ajuda na venda. Durante a Anuga 2011, vi uma série de embalagens inovadoras e bonitas e que serviam de chamariz, ou seja, influenciavam o consumidor na decisão de compra.
A função da embalagem vai além da conservação e transporte. Segundo o estudo A Influência da Embalagem no Composto de Marketing, o “visual, cor, formato ou praticidade da embalagem são importantes influenciadores dos consumidores no ato da compra”.
Embalagem para alimentos
As embalagens para alimentos devem levar em consideração outros aspectos como:
– Proteção;
– Resistência a adulterações;
– Atender a necessidades físicas, químicas ou biológicas.
Os rótulos que compõem a embalagem devem ainda prestar informações adicionais ao consumidor sobre o produto. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os seguintes dados devem sempre constar nas embalagens:
– Lista de ingredientes (exceto os alimentos, como sal e açúcar, de ingredientes únicos);
– Origem;
– Prazo de validade;
– Conteúdo líquido;
– Lote e informações nutricionais.
No caso de produtos de origem animal, ainda é obrigatório o selo de aprovação do S.I.F – Serviço de inspeção federal.
Os rótulos podem conter informações sobre certificações – que diferenciem o produto de outros, como orgânico e fair trade (comércio justo) – ou dados sobre a qualidade, como as relacionadas à sanidade e grau de pureza.
A função da embalagem sob o ponto de vista de marketing é a de ajudar a vender o produto. O aumento do grau de exigência dos consumidores exige que empresas produtoras e o varejo de alimentos estejam atentos a este aspecto.
Saiba mais
Acesso a Mercados – Design e embalagem
Associação Brasileira de Embalagens