O marketing político eleitoral não deve ser confundido com o conceito geral de marketing.
Daniel Portilho Lugão
Da Unidade de Acesso a Mercados
Hoje pela manhã, quando estava na academia escutei a conversa de um fotógrafo naturalista e um funcionário público. Estavam falando sobre em quem iriam votar este ano e os problemas na política de hoje. Como sabemos, esse é o tipo de assunto que nunca chega a uma conclusão definitiva, então nem dei muita atenção. Contudo, meu mundo ficou sem som, sem cor e sem vida quando ouvi o fotógrafo dizendo para o funcionário publico: “Isso é coisa de marketeiro, como acreditar no que esse político fala? Ele não vai fazer isso! Isso é o marketing por trás.”
Nesse momento não me importei com política, corrupção, candidatos ou qualquer outra coisa, mas apenas com o fato de que, assim como o fotógrafo, muitos têm uma impressão equivocada sobre o Marketing, que só existe para satisfazer as necessidades dos consumidores.
Ao ler o livro de Kotler, a vontade que tenho é ser tudo o que ele descreve sobre a profissão, pois sempre quis fazer algo grande. Algo útil para a sociedade. E tenho essa ambição. E o marketing é a forma como a sociedade se comunica com as organizações que só existem para combater as necessidade e trazer mais qualidade de vida para todos. Se quando você entra em seu carro e se sente feliz, seguro, confortável, confiante e com status ou quando coloca a sua blusa original de uma marca mundialmente conhecida e faz uma ligação no ultimo modelo do Iphone é por que o “marketeiro” conseguiu identificar esses desejos entre todas as facetas inconstantes de ser humano e trabalhou com o fabricante para atribuir essas qualidades ao produto, pois é isso que você quer, mesmo às vezes sem nem mesmo saber.
O marketing existe pare te ajudar a ser você mesmo!
Existimos para o seu bem, para que seja mais feliz e tenha uma vida plena e cheia de boas experiências. Tenho orgulho de ser um profissional de marketing. Tenho orgulho de trabalhar para o bem estar da humanidade.