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Custo da Mercadoria Vendida: Saiba como reduzir custos e aumentar seu lucro

Custo da Mercadoria Vendida: Saiba como reduzir custos e aumentar seu lucro

Apurar diariamente o CMV é fundamental para reduzir custos e aumentar o lucro do seu bar e restaurante. 

Além disso, saber se ele está alto ou baixo nunca foi tão importante para os gestores de restaurantes, em face do ambiente volátil e de alto custo atualmente – com problemas contínuos na cadeia de suprimentos, flutuações de preços de produtos, etc., afetando as margens dos restaurantes. 

A capacidade de rastrear o CMV permite assumir o controle dos custos do restaurante e tomar decisões rápidas e baseadas em dados. E, porque cada centavo conta, é necessário usar um software para automação comercial que permite que a avaliação do CMV seja rápida.  

Entenda mais e pare de perder dinheiro por não ter um sistema para apurar CMV em tempo real!

O que é CMV?

CMV Custo da Mercadoria Vendida – é a soma de tudo que se investe para comprar, produzir e armazenar produtos e mercadorias até que eles sejam vendidos. 

O custo do produto vendido não é puramente o valor pelo qual ele foi comercializado. Há de se considerar os gastos na aquisição,  na produção e no armazenamento dele, incluindo os impostos, seguros, mão de obra etc.  

O CMV é um indicador financeiro que possibilita aos gestores do mercado de Food Service, por exemplo, avaliarem o resultado real e global das vendas, determinando se obteve lucro ou não.

O que o CMV diz sobre o seu restaurante?

O CMV geralmente varia entre os restaurantes, dependendo de fatores como tamanho e conceito. 

O ideal é que uma meta de CMV seja definida em função do faturamento, e que esse número seja seguido e perseguido na gestão do estoque, das compras, das receitas, e na definição, inclusive, dos preços de vendas dos produtos, afirma Leandro de Assis, diretor comercial da Teknisa, empresa especializada em sistemas para gestão de restaurantes.

Cabe ressaltar que, nem todo sistema para restaurantes permite o fácil acesso às informações para ficar de olho na meta de CMV estabelecida.

Um bom CMV é aquele que está sempre dentro da meta estabelecida, podendo oscilar com pequenas variações. O Gestor tem que apurar o CMV diariamente, e só um sistema pode ajudá-lo”, destaca Assis.

O diretor comercial  reforça ainda que, “o ponto de atenção extrema é que se o CMV está oscilando, está mudando com o tempo, se a cada dia consta um resultado de CMV diferente, é sinal que a gestão não está indo nada bem”.

O cálculo do CMV pode considerar um valor por produto unitário, um percentual sobre o faturamento ou mesmo um valor geral a ser apurado a cada mês, ou período determinado. 

O CMV é definitivamente um KPI crítico para restaurantes, mas precisa ser considerado como um ponto de partida e não como uma simples métrica.

Os gestores de restaurantes precisam de insights mais precisos para tomar decisões acertadas acerca do CMV.

Como lidar com o CMV do restaurante, fast food, delivery, bar, lanchonete

A boa notícia para o gestor é que otimizar o custo das mercadorias vendidas pode e deve estar sob seu controle.

Há muitas maneiras inteligentes e estratégicas para otimizar seu CMV e aumentar os lucros.

  • Comece por avaliar se os fornecedores são adequados e se as compras estão sendo feitas em quantidades corretas e por bom preço; 
  • Verifique a viabilidade de aumentar os preços do menu ou adequar o cardápio para obter mais lucros em cada prato vendido;
  • Faça constantemente o inventário de estoque, já que existe custo para manter os produtos armazenados. Além disso, é necessário levar em conta os produtos que ainda não foram vendidos, ressaltando que ainda há as prováveis devoluções. 
  • Use sistemas para gestão de bares e restaurantes que auxiliem na gestão de seu negócio, focando na meta do CMV;
  • Reduza o desperdício de alimentos aplicando políticas e processos especiais.

Para aproveitar melhor o tempo e manter o CMV no limite desejável, a Teknisa oferece o sistema para restaurantes que automatiza o cálculo do CMV, entregando resultados prontos e garantindo excelência na gestão.

Tenha em mãos a sua meta de CMV e acompanhe se está ou não extrapolando essa meta e pare de perder dinheiro

A vantagem é que você, gestor, terá uma visão ampla do seu empreendimento e também terá em mãos relatórios gerenciais com detalhamento das vendas, dos custos, das finanças, do controle de estoque, das compras, das questões fiscais e contábeis, etc. 

O sistema para varejo de food service da Teknisa entrega vários relatórios, sendo o trabalho do gestor analisar os dados de maneira que não deixe passar despercebido nenhum gasto, e assim garantir a saúde financeira do negócio.

Por exemplo, o relatório DRE Gerencial é disponibilizado para tornar possível a avaliação dos indicadores de CMV, de lucro bruto, de despesas e do resultado final. O alvo deve ser constatar se os resultados estão apontando para o lucro ou para o prejuízo. 

A análise diária impede que se instaure a gestão de autópsia, momento em que não adianta chorar pelo leite derramado.

Para não extrapolar o CMV, conte com as soluções Teknisa para a gestão de seu restaurante.

E aí, que tal aproveitar e alavancar suas vendas e parar de perder dinheiro? Simplifique sua rotina!

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