Assim como um estabelecimento depende da visibilidade de sua fachada e suas propagandas, os negócios precisam das estratégias certas para serem encontrados pelo público em potencial. As táticas de Search Engine Optimization (otimização para motores de busca) utilizadas por profissionais do marketing para dar visibilidade ao negócio diante da grande quantidade de resultados exibidos pelos sites de busca são fundamentais.
Dentro dessas táticas, está o uso de palavras-chave que ajudam informações e produtos a chegarem àquelas que procuram conteúdo relacionado. E, diferentemente do exemplo da fachada, para conseguir os melhores posicionamentos, não é preciso fazer grandes investimentos. As ferramentas de pesquisa, como Google e Yahoo!, premiam aqueles que melhor se adequam às técnicas de SEO, dando um melhor posicionamento.
Para a escolha das palavras-chave, é preciso que o responsável por publicar o texto tenha em mente o assunto tratado e os tópicos relacionados ao mercado que atende. No ramo imobiliário, para selecionar as palavras-chave corretas, é importante ter atenção às frases mais buscadas pelo público que pretende alugar uma casa, por exemplo.
Escolha das palavras-chave
Para a escolha das palavras-chave, uma ferramenta disponível está ligada a um dos buscadores: é a Google Ads. Por meio dela, é possível descobrir palavras mais buscadas pelo público-alvo das imobiliárias. Dependendo do que o cliente procura, a palavra-chave pode ser apenas uma, dupla ou frase completa.
A escolha dessas palavras sempre vai estar ligada ao que o público-alvo tende a digitar com mais frequência nos sites de pesquisa quando procura por um corretor de imóveis. Esses sites, inclusive, sugerem opções de perguntas e palavras que estão sendo mais buscadas.
Por exemplo, ao digitar a palavra “casa”, na barra de pesquisa do Google, são sugeridas opções de busca como “o que fazer para comprar uma casa?” e “quanto custa uma casa no Brasil?”.
É importante também que essas palavras estejam ligadas ao mercado do local em que a imobiliária funciona. Caso o cliente vá buscar opções de corretores de imóveis, ele poderia usar as palavras “corretores de imóveis” junto do nome da cidade na qual ele precisa deste serviço.
Há outras formas mais precisas de identificar tanto as palavras mais pesquisadas quanto as variações delas, para que o maior número de buscas seja direcionado para o site da imobiliária. Isso pode ser feito com a ajuda de softwares que podem estar incluídos no sistema para imobiliária completo, com um conjunto de ferramentas para a gestão de diversos aspectos desse negócio.
Posicionamento e repetição das palavras-chave
Descobertas as palavras-chave, pode surgir a dúvida de onde colocá-las. Sites ligados a estratégias de SEO recomendam usá-las no título, descrição, anúncio, no próprio corpo do texto e até na meta-description, que é a descrição revelada apenas nos mecanismos de busca.
Não é preciso escolher usá-las em um local ou outro, pois a repetição também é um fator importante para o SEO, desde que isso ocorra de uma forma que encaixe no que for trazido pela frase e pelo parágrafo. Quanto mais vezes a palavra-chave se repetir, melhor isso pode ser para o posicionamento do texto nos buscadores.
Outra estratégia que pode ser usada na composição do texto é anexar links dentro de conjuntos de palavras e frases, levando para outros conteúdos do site e auxiliando na jornada do cliente.