Sabemos que existem algumas coisas que se passar do limite, fica ruim. Mas, proteção não é uma delas. Afinal de contas, quem não gosta de ter segurança para realizar todas as atividades, sabendo que tudo está devidamente resguardado. E não estamos falando apenas dos bens materiais como casa, carro ou telefone. Tem algo muito mais importante e que também precisa de seguro: a nossa vida.
A maior preocupação, nesse caso, não é só com a proteção individual. Há uma relação direta com outras pessoas que estão envolvidas, seja mãe, pai, cônjuge, filhos ou até amigos próximos. Por isso, hoje vamos explicar todos os detalhes para você que pretende contratar esse serviço.
O primeiro passo é entender quando a pessoa quer fazer uma apólice. A seguradora é obrigada a fornecer uma indenização a uma (ou mais) pessoa (s) que será indicada pelo segurado no contrato. Lembrando que isso só vai acontecer se de fato acontecer um sinistro que seja coberto por essa empresa.
Existem quantos tipos de seguro de vida?
Diferentemente do que muitas pessoas podem pensar, as seguradoras não fazem cobertura se o segurado falecer. Existem outros tipos. Olha só:
- Morte por causa natural – quando a pessoa morre por desgaste natural com o avanço da idade ou doenças que foram fatais.
- Morte acidental – a indenização acontece se o segurado falecer em decorrência de qualquer acidente.
- Invalidez permanente – nesse caso, a seguradora cobre se a pessoa que fez a apólice tiver danos em partes vitais do corpo. Braços, pernas, paraplegia são alguns dos exemplos.
- Auxílio funeral – a empresa dispõe de recursos financeiros para que a família arque com os custos para sepultar a vítima.
- Assistência funeral – diferente do citado acima, a seguradora realiza os serviços, não disponibilizando apenas a quantia em dinheiro.
Ainda existem outros tipos de cobertura, mas esses são os mais procurados. Lembrando que a apólice é feita de forma extremamente personalizada. Por isso os valores das coberturas são diferentes. Vai depender de muitas variáveis que são definidas de acordo com o perfil de cada um.
Por isso, na hora de fazer um seguro de vida, deve listar o que realmente visa proteger. É preciso considerar todos os hábitos, padrão de vida, entre outros, mas sem atrapalhar o dia a dia. Os seguintes aspectos também devem ser considerados na hora de efetuar a apólice:
- Defina um valor médio que seja 5 vezes maior que o rendimento anual.
- O valor do prêmio deve estar de acordo com sua capacidade de pagamento, sem comprometer as finanças.
- Calcule a quantia para quitar alguma dívida.
A gente reforça que tudo isso vai ter uma variável diferente. Mas, a base é a mesma. Seguindo essas dicas, você irá encontrar uma boa empresa que possa, realmente, fornecer segurança para você e seus entes queridos.