Viagens de incentivo motivam equipe e aumentam produtividade
Proporcionar novas experiências aos colaboradores é uma forma de investir no desenvolvimento pessoal e empresarial
Créditos: iStock
Muitas empresas tentam entender como motivar seus colaboradores, e encontram nas viagens de incentivo uma possibilidade interessante de reconhecer o trabalho deles. Esse tipo de premiação não é somente positivo para os colaboradores, mas também para a empresa no geral, já que pode aumentar a produtividade de quem trabalha.
É importante que a empresa demonstre seu apreço em ter tais colaboradores em sua equipe. Gestos como boa remuneração e benefícios inesperados fazem com que se crie uma cumplicidade no relacionamento. O profissional que se sente valorizado trabalha melhor, e isso cria um ciclo positivo em que todos saem ganhando.
As viagens de incentivo podem premiar colaboradores e clientes. O marketing de incentivo visa proporcionar experiências, e dentre elas está a viagem. Essas jornadas podem até ocorrer concomitantemente com compromissos profissionais, como enviar colaboradores para um congresso em que também tenham tempo livre para explorar o local.
No entanto, melhor ainda se for uma viagem por si só, sem que o profissional tenha que se preocupar com o trabalho. É uma premiação por todo seu empenho. Esse tempo de folga deve ser visto não como dias não produtivos, mas como uma forma de fomentar o crescimento tanto pessoal do colaborador quanto empresarial.
A viagem de incentivo coloca o colaborador em uma nova situação, em que pode vivenciar uma nova cultura e explorar outras regiões. Pode até ter contato com outras línguas e abrir a mente para o novo. Essa vivência se transforma em motivação em vários espectros.
Para se implementar uma viagem que tenha experiências marcantes, é preciso ter planejamento e organização. Uma agência de viagens pode ajudar a entender o que o cliente busca e propor um roteiro customizado com base no que é pedido. O ideal é montar a viagem de forma personalizada para cada colaborador.
Um plano individual faz com que as pessoas se sintam ainda mais valorizadas. O roteiro leva em conta o que o colaborador gosta de fazer e suas preferências pessoais. Assim, a viagem ficará marcada eternamente em sua mente. O profissional volta ao trabalho com energia para se empenhar mais ainda e lutar pela empresa.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, aponta que colaboradores felizes são mais do que 10% mais produtivos do que os outros. Assim, a viagem de incentivo se torna uma ferramenta com diversas funções. Ao mesmo tempo em que premia o trabalho realizado e valoriza o colaborador, ela proporciona maior engajamento na atividade profissional.