O conceito de phygital é um dos assuntos mais debatidos no varejo. Unir as vivências
física e digital na experiência de consumo foi pauta também na NRF 23.
Um dos temas bastante discutidos na NRF 23, principal evento sobre varejo do mundo, foi o conceito de integração phygital. Sua aplicação passou de diferencial, para uma necessidade devido às mudanças de hábitos dos consumidores e ao surgimento de novos canais e tecnologias. A temática foi debatida no Popai Trends, evento pós-NRF, que aconteceu na sede da Infracommerce.
Phygital
A diretora de supply chain do Grupo Saint Marche, Eliane Souza, destacou a dificuldade de reproduzir a experiência da loja física no ambiente digital. Ela fez uma ressalva quanto às preferências do consumidor e destacou que “é importante lembrar que o cliente compra marca, e não compra canal”.
O diretor comercial da Infracommerce, João Paulo Amadio, reforçou a importância das empresas definirem seus canais de venda e suas propostas em relação a eles. Ele destacou que é cada vez mais relevante considerar a plataforma da marca como um ponto de conexão e que os consumidores esperam que, no caso de um site, seja um site transacional.
Direto para o consumidor
O CMO da Infracommerce, Fábio Fialho, destacou que a NRF 2023 trouxe aprendizados sobre o phygital, o uso de dados e também sobre o modelo direto ao consumidor. Ele destacou que Nova York já possui boa movimentação no modelo Direct to Consumer e que o caminho é mostrar a experiência com o consumidor e os relacionamentos com as flagship stores. Ele reforçou que, apesar de ser um canal que ganhou força, o modelo direto ao consumidor não irá roubar a demanda de outros canais e que é importante não abandonar o pequeno varejo.
Marco Frade, gerente de e-commerce da marca Diageo que trabalha variadas marcas de bebidas, apontou para uma tendência chamada de convenience (conveniência), um canal de distribuição que contaria com o pequeno varejo para funcionar.
Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!
Participe das Comunidades Sebrae no Telegram
São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae tem um conteúdo novo que
interessa ao seu negócio. Siga os temas que te interessam nas Comunidades do Sebrae no Telegram.