Transformações e inovações assolam o segmento de varejo, com a necessidade de manter a competitividade e a relevância.
O varejo e seus fornecedores estão passando por uma transformação constante, tanto interna quanto externamente.
Internamente, a incorporação da tecnologia e do digital como um processo evolutivo natural para manter a competitividade e melhorar os resultados. Já a transformação externa é uma resposta às mudanças no ambiente de negócios causadas pela evolução do comportamento e desejos dos consumidores.
Produtores e varejistas
No início, os produtores eram os próprios artesãos que produziam e vendiam diretamente aos consumidores. Com o tempo, surgiram intermediários como comerciantes ou varejistas que se especializaram e criaram formas diferenciadas de chegar até o consumidor. Além disso, com a expansão dos negócios, os próprios varejistas tornaram-se produtores e criaram suas marcas.
Mais recentemente, os produtores perceberam a necessidade de repensar seu posicionamento, devido ao poder do varejo em relação à conexão direta e o relacionamento com o consumidor e a criação de marcas próprias. Além de incorporarem serviços integrados com produtos para atender as expectativas mais altas dos consumidores, que também evoluíram de forma mais exigente.
Isso pressionou os produtores a repensarem sua estratégia e reconectarem-se com os consumidores através da alternativa DTC (direct to consumer), facilitada pela tecnologia e pelo digital. Exemplos globais como Nestlé com Nespresso e outras marcas fortes mostram a integração de produtos, marcas, conceitos, formatos, canais e serviços. O crescimento dos marketplaces também tem estimulado a expansão dessas alternativas. Além disso, as marcas atualmente estão buscando se conectar diretamente com os consumidores para criar diferenciação e relacionamento humanizado, diante da concentração do varejo nos múltiplos segmentos.
O processo de transformação que pode ser visto no varejo e seus fornecedores, impacta a realidade e indica um panorama de aumento da pressão e da competitividade.
Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!
Participe das Comunidades Sebrae no Telegram
São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae tem um conteúdo novo que
interessa ao seu negócio. Siga os temas que te interessam nas Comunidades do Sebrae no Telegram.