Com o comércio online ganhando cada vez mais espaço, a logística reversa passa a ser alvo de melhorias para o Dafiti Group.
O comércio eletrônico vem ganhando cada vez mais adeptos com a facilidade e agilidade na compra de produtos. A fidelização dos clientes é uma prioridade para grandes e-commerces, como a Dafiti, que estão procurando maneiras de superar desafios. É o caso da execução de trocas e devoluções feitas pelos consumidores.
Alexandre Faria, diretor de Operações da Dafiti Group, conta sobre o aprimoramento e as tecnologias implementadas pela empresa para garantir uma boa experiência ao cliente após a compra. Segundo Faria, a Dafiti recebe cerca de 60 mil pedidos mensais de trocas ou devoluções, com cerca de 30% dos pedidos sendo feitos através da opção de coleta em casa, oferecida pela empresa.
A Dafiti oferece várias opções para a realização de trocas e devoluções, incluindo postagem nos Correios, coleta no local de entrega e o Devolve Fácil, pontos físicos autorizados para o recebimento de mercadorias. Essas alternativas e a capacidade nacional de transporte permitem que o cliente escolha como deseja realizar a troca de seu produto, gerando comodidade e menos burocracias ao consumidor.
Logística atrelada à tecnologia
O Dafiti Group também está investindo na logística para uma entrega mais rápida e eficiente. O maior Centro de Distribuição de Moda da América Latina, com 77 mil metros quadrados, possui tecnologias avançadas para melhorar sua capacidade de operação, de forma que quando uma solicitação é feita, robôs operados por software de Inteligência Artificial coletam os produtos. Essa operação torna o processo de separação três vezes mais eficiente.
A logística reversa é uma cadeia complexa que precisa ser revisada constantemente. Um serviço transparente e comprometido é essencial para garantir a satisfação do cliente e fortalecer a reputação dos e-commerces.
Além de investir em tecnologia de ponta, a Dafiti pretende tornar sua cadeia de suprimentos mais eficiente e sólida. A empresa está se concentrando em parcerias estratégicas com fornecedores e melhorando a integração entre suas operações de logística e vendas. Também está buscando soluções inovadoras para minimizar o impacto ambiental de suas operações de logística.
Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!
Participe das Comunidades Sebrae no Telegram
São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae tem um conteúdo novo que
interessa ao seu negócio. Siga os temas que te interessam nas Comunidades do Sebrae no Telegram.