As redes sociais se transformaram numa ótima ferramenta de venda. Atualmente, um empreendedor pode extrair toda a sua receita a partir das redes.
Para corroborar, a pesquisa do All INN e Opinion Box constatou que 87% dos consumidores fazem suas compras online e 75% utilizam as redes sociais para pesquisar os produtos. Contudo, o dado relevante é que 64% dos entrevistados costumam utilizar as redes sociais, principalmente Facebook e Instagram, para realizar as compras.
Marketing Digital e Redes sociais
Há quem diga que o marketing digital e as redes sociais são duas faces da mesma moeda. Tal união se mostrou eficaz durante a pandemia do Covid-19. Nesse período, as vendas pela internet, principalmente nas redes sociais, cresceram muito e influenciaram até os empreendedores de outros setores.
Os anos de 2021 e 2022 mostraram resultados positivos mesmo após o salto de 2020. Neste ano, o aumento das vendas foi surpreendente e superou todas as expectativas. Agora, em 2023, a estimativa é que o faturamento pelas redes sociais atinja R$ 187 bilhões.
O papel do Social Commerce
O comércio movimentado pelas redes sociais, também conhecido como Social Commerce, é um dos protagonistas para o aumento das vendas em 2023. Um dos pontos positivos é que o consumidor pode realizar a compra dentro da rede, sem precisar ser direcionado a outro site.
Além de ser uma tendência, é uma estratégia muito fácil de colocar em prática. Em alguns casos, as empresas patrocinam os anúncios que redirecionam os usuários para a página de venda da marca na rede social. Assim, a vendedora consegue interagir diretamente com a sua clientela.
Essa estratégia, além de ser direta, aproxima o consumidor da empresa. Gera fidelidade e valoriza a imagem da marca. O Social Commerce, além de melhorar o processo de venda, é uma ótima ferramenta para fortalecer a relação de vínculo entre o empreendimento e os clientes.
Para conferir a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!
Participe das Comunidades Sebrae no Telegram
São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae entrega um conteúdo novo que pode mudar o seu negócio. Siga os temas do seu interesse nas Comunidades do Sebrae no Telegram.