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Por que grandes lojas estão fechando no Brasil?

Por que grandes lojas estão fechando no Brasil?

No Brasil, não é mais novidade quando uma grande loja do varejo anuncia a falência ou encerra as atividades.

 

Recentemente, a crise das Americanas deixou evidente um desequilíbrio cíclico que acontece no varejo brasileiro. Na década de 1990, algumas lojas grandes, como Mesbla e Arapuã, também decretaram falência.

 

Má administração e concorrência com lojas especializadas

A saber, o economista do Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Kanter, apontou dois fatores que levam às grandes varejistas à falência: a má administração e a concorrência com companhias especializadas. Apesar das particularidades de cada empresa, é possível verificar os fatores que são comuns a cada caso.

 

Sendo assim, destacamos a crise das Americanas, que ainda está em processo de investigação. A gigante do varejo anunciou que a empresa possui um rombo fiscal na casa dos R$ 20 bilhões. Os motivos da instabilidade não foram revelados, mas no processo de recuperação judicial a dívida ultrapassa os R$ 41 bilhões.

 

Isso não é novidade

Além das Americanas, a Ambev, a gigante do setor de bebidas alcoólicas, foi acusada de esconder um rombo bilionário em razão de manobras tributárias. Apesar das acusações, não há denúncia formal.

 

No passado, o Brasil já viu o encerramento de grandes lojas do varejo. Ao que parece, a concorrência com lojas especializadas foram um dos fatores determinantes para a crise. Nesses casos, os clientes prefeririam as opções setorizadas  ao invés dos grandes galpões cheios de produtos com qualidade inferior.

 

Outro fator determinante para a crise foi a má administração. As grandes lojas acumularam problemas financeiros e dívidas enormes. A junção desses motivos já levou muitas empresas à falência.

 

Para conferir a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

 

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Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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