O termo transformação digital ainda causa muita confusão na cabeça das pessoas, porque o termo digital é muito amplo e pode significar coisas diferentes para pessoas em contextos diferentes. E a consequência disso é que muitos projetos e iniciativas que precisam ser tocados simultaneamente acabam na mão de líderes errados, sem os recursos certos e as métricas de sucesso que vão medir de fato o sucesso da transformação digital.
Mas isso não significa que não podemos clarear as coisas e trazer um framework para te ajudar a ter mais sucesso na sua jornada de transformação digital.
A primeira coisa é entender que transformação digital não é uma única coisa que tem começo, meio e fim, como um projeto, mas é uma jornada com multifacetas e que depende bastante do segmento no qual sua empresa se encontra e a maturidade digital dela.
Tem muito a ver com tecnologia, mas, muito além disso, tem a ver com transformação de cultura, de processos e de modelos de negócio.
Uma publicação da Harvard Business Review publicou um framework que ajuda a entender cada um dos pilares da transformação digital, o que compõe cada pilar, os benefícios, quem é o líder que deve ser responsável por cada um deles, quais as capacidades e recursos necessários e as métricas de sucesso.
E neste artigo, vou adicionar mais um elemento que deixará muito mais fácil a compreensão de cada pilar, que são os exemplos ou casos de uso na prática.