Os estudos da Latitud revelam os principais insights e dados sobre o ecossistema de startups indicando o caminho mais promissor para quem quer empreender
O e-commerce movimenta na América Latina aproximadamente US$ 100 bilhões. Indiscutivelmente a pandemia foi a mola propulsora do varejo eletrônico, levando um sem-número de consumidores no mundo para as compras on-line. O que podemos esperar deste formato de varejo? O estudo “Latin America: Future of E-commerce” integra uma pesquisa mais abrangente, o “LatAm Tech Report”, realizada pela Latitud, e fornece as tendências e oportunidades empreendedoras em sete indústrias diferentes.
Segundo este estudo, o Brasil lidera o ranking do e-commerce na América Latina, com 128 milhões de consumidores digitais. Mesmo diante deste grande mercado ainda há espaço para crescimento. O estudo compara a taxa de penetração brasileira, de 10,8%, com a de mercados como Estados Unidos, com 20,8%, e China, com 27,7%, e claramente aponta que ainda há muito o que crescer.
Uma forte tendência apontada é a “mobile first”, referência à enorme preferência por smartphones em compras digitais. O estudo revela ainda que a sustentabilidade é o grande diferencial para quem quer se destacar, enfatizando a importância da adoção de práticas que protejam o meio ambiente. Outras tendências mapeadas são a digitalização de pagamentos, aceleração de comércio eletrônico entre fronteiras, o crescimento de bens digitais (como streaming, e-books e produtos digitais de educação), ascensão do comércio local e fidelidade como diferencial competitivo.
Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!
Participe das Comunidades Sebrae no Telegram
São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae tem um conteúdo novo que interessa ao seu negócio. Siga os temas que te interessam nas Comunidades do Sebrae no Telegram