Unir a experiência multissensorial das salas de cinema ao conforto de casa é um desejo compartilhado por todo fã de cinema, e pode tornar os eventos junto da família e dos amigos ainda mais prazerosos. Com o equipamento certo e o planejamento adequado, a tarefa pode ser fácil e o objetivo, acessível.
Som e imagem
Os dois componentes básicos da experiência do cinema podem ser introduzidos à sua sala de estar com a simples escolha de uma TV de qualidade e um sistema de som imersivo. Para tal, são necessárias algumas considerações quanto ao espaço e à qualidade desejada.
Para a imagem, uma TV HD é uma excelente opção básica. As TVs HD possuem uma qualidade de imagem de 1280×720 pixels, uma ótima configuração para assistir a filmes de alta qualidade.
Já as TVs Full HD, por sua vez, têm 1920×1800 pixels, o que as torna superiores. Estando no meio do caminho entre a configuração mais básica e a mais avançada, as TVs Full HD são ideais, tendo tamanho exatamente compatível à qualidade de vídeo mais popular desde os anos 2010: 1800p.
E, para quem quer qualidade extra, TVs Ultra HD têm 4 vezes mais resolução que as Full HD, e o mercado tem até mesmo opções em 5K. Praticamente todas as TVs no mercado são smart, o que significa que podem se conectar à internet ou ao Wi-Fi e, no mínimo, possuem entrada para cabo HDMI.
O sistema de som, por sua vez, é mais simples. O mercado possui diversas opções de sistemas home theater, e todos possuem pelo menos um subwoofer e um número de caixas de três a sete, na maioria dos modelos. Um sistema 5.1, por exemplo, possui 5 caixas e 1 subwoofer. Para escolher o sistema correto para criar um ambiente imersivo, o chamado som surround, é necessário considerar as dimensões da sala e suas características. É aí que entra o planejamento.
Planejamento
Uma boa sala de cinema caseira deve ter seu equipamento comprado especialmente para ela. No caso do som, o home theater escolhido pode ser de sistema 5.1, no caso de salas pequenas, ou 7.1, no caso de salas maiores. Mais caixas ou subwoofers não significam maior qualidade. Por vezes, em salas muito pequenas, apenas uma barra de som instalada na parede oposta à TV já é o suficiente para criar o efeito imersivo.
O ideal é trabalhar o isolamento acústico, comprando um sofá confortável para as sessões de cinema e também feito com tecido, material que absorve as ondas sonoras e evita o eco que pode ser gerado pelas caixas instaladas na frente da TV, no teto e nas laterais. Para auxiliar nesse isolamento, um carpete também é eficiente, estantes de livros e todo tipo de decoração mais maximalista pode ajudar. Quanto menos espaço plano para rebater as ondas, melhor.
E não é apenas o sistema de som que precisa de considerações antes de ser adquirido. A TV também deve ser escolhida de acordo com o espaço da sala. O ideal, para a maioria das TVs, é que o espaço entre a tela e o espectador seja duas vezes maior que a diagonal da TV. Isso evita efeitos nocivos à saúde dos olhos.
Tanto smart TVs quanto home theaters são eletrodomésticos muito desejados, e é grande o número de lojas que planejam promoções exclusivas durante a Black Friday. Quanto antes o planejamento começar a ser feito, mais fácil será aproveitar as promoções que estão por vir e conseguir adquirir a sala de cinema dos sonhos.