No primeiro final de ano com abertura total do comércio as expectativas não poderiam ser mais positivas para o varejo. Embora o cenário nacional seja desafiador, este ano conta com um calendário super especial para alavancar as vendas: Black Friday, Copa do Mundo, Cyber Monday, Natal e Ano-novo. Em um levantamento realizado pela Meta com pequenas e médias empresas, 29% das empresas brasileiras pretendem faturar mais da metade da receita anual neste último trimestre. Além disso, o consumidor já mostra intenção de aproveitar os eventos e promoções de final de ano.
A previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Turismo (CNC) é que nesta Copa do Mundo as vendas superem 7,9% as da competição anterior em 2018. Traduzindo este percentual, a estimativa é de R $1,48 bilhão em vendas.
No estudo “Holiday Season”, encomendado pela Meta, 83% do total de mil entrevistados pretende fazer alguma comemoração nesta temporada e 65% planejam antecipar as compras natalinas. Esta pesquisa mostra também que a preferência de produtos do consumidor varia conforme o evento: na Copa do Mundo, Natal e Ano-novo a procura deve ser pelo setor de vestuário e alimentação; já na Black Friday e Cyber Monday, a busca por eletrônicos deverá ser maior.
Um insight importante do estudo “Holiday Season” sugere que investir nas redes sociais para vender é uma importante estratégia pois 64% dos brasileiros afirmam que já encomendaram produtos e serviços pelo WhatsApp e 60% já compraram após um anúncio personalizado no Facebook ou Instagram. Além disso, as redes também ajudaram os consumidores a encontrar e decidir por uma compra.
A temporada de oportunidades de bons negócios para pequenas e médias empresas está aberta! Invista nos recursos disponíveis nas redes sociais, como vídeos curtos em reels e stories – que são formatos que vêm crescendo. Explorar e integrar estes recursos na jornada de compra é fundamental. Para isso, você pode mostrar seus produtos, serviços e conteúdo relacionado no stories e, ao mesmo tempo, deixar seu contato de WhatsApp. Usar a criatividade, produzir conteúdo de qualidade, fazer enquetes e ter produtos temáticos para este final de ano é fundamental para conquistar os consumidores.
Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!
Participe das Comunidades Sebrae no Telegram
São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae tem um conteúdo novo que interessa ao seu negócio. Siga os temas que te interessam nas Comunidades do Sebrae no Telegram