1. Conheça seu próprio perfil
A primeira pergunta a se fazer é: o que eu sei fazer?
Segundo o consultor Marcel Chert, existem três números em que um empreendedor se enquadra:
Operador (quem executa o trabalho);
Manager (quem dirige a empresa);
E o empresário (quem decide e determina os rumos do negócio).
“É importante identificar no que sou bom porque é difícil executar três números de forma eficaz.
Ter consciência de suas limitações e expressá-las de forma explícita é a base para traçar o rumo dos negócios.
“A falta de competência em algumas áreas leva muitas vezes a que o empresário tenha de pensar em encontrar um sócio que o complemente, ou seja, formado noutras competências importantes que garantem o sucesso do negócio”, refere o consultor.
2. Prepare-se: leia, busque conhecimento, estude
Ter preparo e conhecimento é condição básica para abrir um negócio.
Para isso, procure leituras, faça cursos sobre negócios e gestão. O medo que um candidato a empreendedor tem é causado pela falta de informação.
“Muitos são novatos e não sabem dar os primeiros passos. É importante estar preparado para a realidade de começar um negócio. Esse conhecimento constante do negócio é essencial para os empreendedores”, afirma Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto.
“Identifique as áreas que você não conhece e treine-as”, enfatiza Paulo Veras, ex-CEO do Instituto Endeavor.
“Quanto mais você se desenvolve como gestor de negócios, mais confiante e preparado fica, e isso ajuda a minimizar os obstáculos que uma empresa enfrenta ao longo de sua vida”, conclui Marcos Hashimoto, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Insper.
3. Mantenha a mente aberta
Uma mente aberta é essencial para superar o medo de começar um negócio.
“Isso ajuda o empresário a estar aberto a novas ideias que muitas vezes podem mudar o rumo planejado para um resultado ainda mais positivo”, diz Marcelo Aidar, da FGV-SP.
“Aceitar as ideias dos outros ajuda a abrir mão do que não vai embora”, destaca Aidar.
Aceitar críticas, sugestões e ideias sem limitar o escopo da investigação dessas informações é o conselho dado por um especialista. “Muitas vezes ajuda descobrir uma ideia que pode ser repentinamente inovadora.”
4. Faça o que você gosta
Se você ama o seu negócio, você percorreu um longo caminho para o sucesso.
“Quem faz o que gosta tem muitas chances de sucesso porque é muito mais difícil ter um negócio que você não gosta do que trabalhar em um negócio onde você é infeliz. O funcionário ‘desliga’ dos problemas da empresa, o empresário não”, explica Cherto.
Marcelo Aidar, da FGV-SP, diz que quando o empreendedor faz o que gosta, tem mais condições de “fazer melhor”.
“Um empreendedor vai se engajar com alegria, vai procurar estar por dentro de tudo relacionado ao mercado onde seu negócio está inserido. Ele identifica a melhor solução, em última análise, coloca mais amor na construção e administração da empresa e, quando procura o melhor, o negócio tende a funcionar.”
5. Acredite em você
Para alcançar o sucesso nos negócios, o requisito número um de um empreendedor é ter autoestima.
Muitas pessoas são apanhadas em uma falta de confiança em sua capacidade de atingir esse objetivo.
E isso os faz dar um passo atrás quando se trata de voar sozinho.
“É preciso ter fé em si mesmo”, enfatiza Marcelo Cherto, “e determinação para vencer as dores de cabeça porque os obstáculos vão aparecer”.