Quando procuramos obter resultados voltados para marketing e vendas, automaticamente pensamos em estratégias que podem ser usadas para alcançar a meta. Para isso, é necessário entender a necessidade do consumidor para definir qual recurso será usado para conquistá-lo.
Neste caso, um dos métodos que tem cada vez mais conquistado o gosto dos profissionais de comunicação são os gatilhos mentais. Mas afinal, o que é?
Bom, eles são os estímulos que o nosso cérebro recebe e influenciam a tomada de decisões. Ou seja, são os responsáveis por nossas ações no nível do inconsciente.
No marketing, esses estímulos são essenciais como uma forma de incentivar o consumidor a possuir determinado produto ou contratar um serviço, pois está ligado a sensação de desejo e satisfação, agindo de forma silenciosa em uma campanha.
Por conta disso, há diversas formas de utilizar o gatilho mental em uma campanha, sendo que cada uma delas despertar uma sensação diferente para o cliente. Pensando nisso, separamos os três tipos de gatilhos mais utilizados e explicamos como eles podem ser aplicados. Confira!
Exclusividade
Uma das sensações que o consumidor busca ao fechar algum negócio é de que está adquirindo um produto ou serviço que é único. Para isso, as empresas podem despertar o interesse do público através do gatilho da exclusividade
Nessa estratégia, que pode ser utilizada em qualquer área comercial, o foco é levar ao possível cliente a sensação de que adquirindo algo que os outros não têm.
Por exemplo, em uma fabricante de ferramentas utilizadas na indústria, a campanha pode ser voltada ao novo modelo de determinado item, como o transformador de solda usados em metalúrgicas, serralherias e oficinas. Neste caso, o foco dever ser o fato de ser a primeira empresa a trazer o item para o mercado nacional.
Confiança
Assim como em qualquer área da vida, ter confiança naquele produto ou empresa é essencial para a decisão final do consumidor, pois são as experiências pessoais ou de pessoas próximas que definirão o que consumidor deseja.
Se no tópico anterior o foco ela a exclusividade, onde a qualidade do produto era seu maior trunfo, aqui temos o resultado disso, onde o cliente ficou contente com o que recebeu e gerou uma confiança.
Isso pode ser projetado em suas campanhas, onde a empresa pode adotar um slogan que fortalece a ideia de que, assim como o outro produto, a manutenção de compressores oferecida também garantem um ótimo benefício.
Urgência
Por fim, um dos gatilhos que causam a sensação de que preciso adquirir algo o mais rápido possível, que é o da urgência. Normalmente, os empreendedores apostam nele em campanhas promocionais ou de edição limitada.
Por exemplo, uma construtora deseja fechar novos negócios e, para chamar a atenção de possíveis clientes, faz um pacote no qual quem finalizar o contrato durante um certo período ganhará uma balança industrial. Após esse período, o projeto terá o valor incluso no contrato.
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Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.