Aprender inglês requer um processo, assim como tudo na vida. Quando um novo aluno fala: “Meu inglês é terrível”, se deve perguntar: “Há quanto tempo você estuda?”, “Qual é a sua experiência dentro do idioma?”.
Se por um acaso você já foi exposto ao inglês, é muito provável você falar inglês fluentemente. Porém, isso será apenas uma questão de tempo.
Continue neste artigo, e aprenda como aprender um novo idioma.
Vamos lá?
Busque estudar sem perceber que você está estudando
Aprender inglês não é necessariamente chato. Todos que conheço falam inglês fluentemente e não trocam o que aprenderam com o estudo, sem nem mesmo perceber que estão estudando. Nos anos 90 e no início dos anos 2000, muitas pessoas aprenderam inglês apenas para jogar videogame. Pois, muitos jogos não foram traduzidos. Muitas pessoas que nunca assistiram às aulas hoje entendem muito inglês por causa dos jogos.
Quando se é adolescente, se aprende muito a ler e traduzir letras em inglês. O segredo para aprender um novo idioma é identificar um assunto do seu interesse e então começar a se interessar sobre o assunto do idioma. Então, você aprende sem saber, e o inglês fluente se torna uma brincadeira de criança.
O inglês fluente requer conversação
Lamento informar que ninguém fala inglês fluentemente só lento. Para atingir o nível avançado ou de fluência, você precisa falar.
Não existe nenhum método mágico, é ler, ouvir, escrever e falar inglês tanto quanto possível. Mesmo que sua vida seja acelerada, você pode deixar alguns podcasts em inglês sobre tópicos que gosta de ouvir em seu telefone quando vai para a escola ou trabalho. Parece ser uma coisa super simples, mas quanto mais idiomas você for exposto, mais fácil será para você falar inglês fluentemente.
Escola X ou Y
Não importa em que escola você estuda, o que importa é o seu comprometimento. Se você apenas for na sala de aula sem participar do aprendizado, as melhores e mais caras escolas do mundo não o tornarão fluente em inglês.
Um bom professor certamente terá um grande impacto no seu melhor inglês e fluência, mas somente um professor não manterá o conhecimento em sua mente.
Outra coisa importante é saber qual tipo de curso é melhor para você. Hoje há muitos Cursos de Inglês Online.
Se você tem a oportunidade de fazer um curso de inglês, faça
Ter dinheiro para pagar um Curso de Inglês não é algo que acontece com todo mundo. Portanto, se você tem dinheiro suficiente para fazer um curso de inglês, por favor, aproveite a oportunidade e faça.
Milhares de pessoas querem aproveitar esta oportunidade, mas não querem. Portanto, não seja um idiota que “não aprendeu nada em inglês por 500 anos”. O que significa desfrutar do seu curso de inglês? Faça atividades sugeridas pelo professor, tire dúvidas em aula e não fique brincando com seu celular. Além disso, use outros recursos disponibilizados pelo curso, como bibliotecas e laboratórios, para realizar o sonho da fluência na língua inglesa.
O professor nativo não é necessariamente o melhor
Ter um falante nativo não significa necessariamente que você falará inglês fluentemente mais rápido. Pessoas de diferentes nacionalidades têm dificuldades em aprender inglês. Um bom professor brasileiro saberá reconhecer e superar essas dificuldades para que você saiba sobre o idioma. Em muitos cursos de inglês no exterior, há diversas dificuldades dos alunos, são tão diversas e específicas que os professores não sabem como resolver os problemas dos alunos de forma mais pessoal.
Mentiras
Primeira mentira: É possível ser fluente em Inglês em 6 meses
É impossível dominar um idioma ou atingir qualquer nível de fluência em poucos meses. Você conhece algum campeão que se tornou atleta profissional em poucas horas?
Portanto, você deve parar de acreditar em milagres e trabalhar cada vez mais para atingir os seus objetivos.
Segunda mentira: Você precisa ser fluente no inglês para aproveitar todos os benefícios que o idioma proporciona.
Este é um tipo de loucura em que muitas pessoas acreditam. Essa mentira faz com que muitas pessoas repitam as seguintes perguntas continuamente: “Quando serei fluente?” Ou “Por quanto tempo serei capaz de falar inglês fluente?”.
Você não precisa ser proficiente em inglês para aproveitar os benefícios do idioma. Com minha própria experiência e apenas três meses de estudo, pude fazer intercâmbios básicos com estrangeiros. Com o mesmo conhecimento, posso melhorar meu trabalho por meio de testes simples de inglês e entrevistas.
Terceira mentira: Não é preciso estudar gramática
Sim e não. Se você acha que “fluente” significa proficiente em todas as habilidades do inglês, a resposta é não. Depende de seus objetivos de idioma. Definitivamente, você obterá um bom nível de comunicação sem ter que estudar termos gramaticais.