Quem assiste aos programas de decoração fica sonhando em mudar o visual da casa. Alguns aguardam ansiosamente o momento da vida em que poderão se sentar em uma poltrona mega estilosa para tomar um café, ou deitar em um quarto com uma decoração bem conceitual. O design de interiores está em revistas, filmes, novelas, redes sociais e também no sucesso de alguns hotéis. Afinal, quem não gostaria de se hospedar em um quarto de capa de revista?
Pensar e montar um projeto de design de interiores para um hotel não é fácil, já que as tendências mudam muito rapidamente. Como o processo todo de criação do empreendimento leva um tempo, é preciso ter cuidado para que já no lançamento a decoração não esteja obsoleta.
Decoração instagramável
As fotos das acomodações são muito relevantes no processo de escolha do hóspede. Independentemente do tipo de público, busca-se na decoração uma forma de identificação, e, por isso, é fator decisivo na escolha. Em tempos de redes sociais, um hotel instagramável é o mínimo que se espera, já que a cobertura da estadia acontece quase em tempo real.
Identidade do hotel
Quando se planeja o design de interiores de um estabelecimento, deve-se pensar em qual seria a identidade dele, para construir na sequência seu projeto de decoração. Se o hotel fica às margens da praia, por exemplo, é preciso pensar na decoração mais adequada e em quais materiais serão mais viáveis. É importante levar em consideração a manutenção, para não ficar com aspecto de abandonado em pouco tempo.
Muitas redes internacionais se preocupam em dar um toque diferente aos seus empreendimentos no Brasil, para não ficar com aquela aparência neutra, comum aos quartos de hospital.
A escolha do piso faz toda a diferença. Piso frio e revestimento branco, por exemplo, não trazem aconchego, deixam o ambiente gelado e são a solução mais comum para a contenção de gastos. Já o cimento queimado funciona bem por conta da limpeza e dá um visual despojado, como também o piso de madeira, que transmite acolhimento e estilo.
Alguns cuidados
Com o objetivo de deixar o ambiente acolhedor, muitos hotéis erram a mão na decoração, com soluções que não passam profissionalismo, como flores plásticas ou café da manhã coberto por mosquiteiros. Não precisa fazer grande investimento para dar uma caprichada na decoração do hotel. Basta incluir itens que trazem acolhimento e personalidade, como um lustre diferente no quarto, almofadas bem arrumadas sobre a cama, um item de artesanato local na recepção, ou até a arrumação de toalhas e lençóis de maneira mais cuidadosa.