Seu público está sempre procurando maneiras de aumentar a compreensão e o engajamento com sua marca. O account based marketing (ABM) ou marketing baseado em contas é uma ótima maneira de atingir esse objetivo. As estratégias de ABM ajudam você a segmentar seu público-alvo em seu mercado específico, por meio do uso de contas de clientes ou formulários de contato que os clientes podem usar para interagir com sua empresa.
Você também pode criar um conteúdo envolvente que ressoe com seu público-alvo. Com uma forte estratégia de marketing baseada em contas, você poderá aumentar o tráfego e as conversões de clientes, além de construir relacionamentos de longo prazo com eles.
O que é ABM?
O account based marketing é o processo de identificar, direcionar e interagir com contas com maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço. Isso pode ser feito por meio de uma variedade de canais, incluindo e-mail, telefonemas, postagens de mídia social e webinars.
O objetivo do account based marketing é criar conteúdo que coincida com as necessidades e objetivos de um grupo pequeno.
Ele tem vários benefícios que incluem reduzir a quantidade de publicidade gasta desnecessariamente em um produto ou serviço, ajudar as empresas a aumentar as vendas, aumentar o reconhecimento da marca e melhorar o atendimento ao cliente.
Campanhas de ABM: exemplos
Algumas campanhas comuns de marketing baseadas em contas incluem:
• Email Marketing: envio de emails para clientes que promovem os produtos ou serviços de um anunciante
• Social Media Marketing: postar conteúdo em sites de mídia social como Facebook e Twitter para recomendar produtos ou serviços aos clientes
• Search Engine Marketing: veicular anúncios nos resultados de pesquisa do Google para chamar a atenção para os produtos ou serviços de um anunciante
• Display Advertising: colocar anúncios em sites ou em publicações impressas para promover os produtos ou serviços de um anunciante
Estratégias de ABM
Uma forte estratégia é entender os diferentes tipos de campanhas e como elas podem ser usadas para aumentar as vendas. Além disso, também é benéfico ter um plano claro para cada campanha e acompanhar os resultados para que você possa continuar aprimorando sua estratégia de marketing.
Definir o ICP (perfil de cliente ideal)
O ICP pode ajudar sua estratégia de marketing baseada em contas a se fortalecer. Ao entender como funciona seu público, você pode criar um plano adaptado especificamente para seu ele e os negócios. Além disso, o ICP pode ajudá-lo a otimizar seu processo e tornar o account based marketing mais eficiente. Portanto, se você deseja aumentar o envolvimento com leads e clientes ou expandir além do seu alcance atual, o ICP tem as ferramentas para ajudar.
Basicamente, o account based marketing é um sistema que permite que as empresas criem e gerenciem campanhas de marketing individuais para seus clientes. Esse sistema permite que as empresas se concentrem nas necessidades específicas de seus clientes, em vez de lutar com as várias campanhas de marketing necessárias para alcançar a todos, focando portanto, em contas-chave.
Conteúdo personalizado
O account based marketing é um tipo de marketing que usa dados de clientes chave para fornecer conteúdo e serviços personalizados. Esse tipo de marketing é frequentemente usado pelas empresas para melhorar o relacionamento com os clientes e expandir seus negócios.
Medir resultados
Uma ferramenta de análise é uma tecnologia que ajuda as empresas a analisar seus dados para tomar decisões sobre campanhas e produtos de marketing. A análise pode ser usada para rastrear o comportamento do cliente, indicadores-chave de desempenho (KPIs) e atividade de mídia social. Também pode ser usada para medir a eficácia de campanhas de marketing e lançamentos de produtos.
Essa mensuração dos resultados permite que a empresa entenda como os clientes interagem com seus produtos e serviços, adequando-os ao público-alvo.
Como ampliar o conhecimento na área?
Caso queira ampliar seu conhecimento de account based marketing, você pode optar por cursos de account based marketing e que irão te guiar nessa jornada para conseguir se relacionar com clientes que são a cara do seu negócio.