Nos últimos tempos, as vendas online obtiveram recorde em vendas, mostrando que a preferência dos consumidores migrou para o virtual. E o volume de vendas digitais não é apenas vista no B2C, mas também no B2B.
Ou seja, consumidores corporativos também preferem o virtual para comprar desde equipamentos para projetos de segurança de edificações, com uma mangueira de incêndio, a serviços como conserto de motores elétricos.
Portanto, seja uma empresa B2C ou B2B, já não é mais opção ficar de fora do ambiente online. Logo o caminho é apostar na elaboração de uma loja virtual, que traz diversos benefícios:
- Vendas podem se realizadas 24 horas por dia;
- Reduzido custo operacional se comparado a uma loja física;
- Possibilidade de integrar diferentes canais de atendimento.
1 – Identifique uma boa plataforma
Existem no mercado diversas empresas especializadas no desenvolvimento de lojas virtuais, porém, é preciso ficar atento e pesquisar bem a plataforma para que os atributos de segurança sejam garantidos.
A segurança é item essencial para uma loja online, pois a plataforma lida com dados pessoais e de pagamento do cliente.
Imagine um consumidor comprar uma grande quantidade de uma determinada peça, usada em processos industriais, como uma válvula de alívio e ter informações de pagamento roubadas? É um enorme prejuízo para o consumidor e para a empresa que tenha a sua imagem corrompida, reduzindo a sua credibilidade no mercado.
2 – Escolha os produtos
Após a escolha da plataforma é hora de escolher os produtos que oferecerá. É estratégico apostar na diversidade, pois quanto mais variedade, mais possibilidades de atrair públicos diferentes e assim, vender mais.
3 – Invista na identidade visual
A qualidade visual é essencial para uma loja virtual, pois esse aspecto é uma fatores que atraem a atenção dos consumidores.
Por isso, é importante apostar na produção de um bom layout, com uma eficiente equilíbrio de cores e com uma identidade bem evidenciada para que a marca seja destacada e dessa forma, lembrada pelos consumidores.
4 – Capriche nas imagens e na descrição dos produtos
As fotos e imagens de produtos devem ser de alta resolução e com boa variedade de ângulos para que o consumidor possa avaliar com mais eficiência os detalhes do item.
Além da qualidade das imagens, a descrição também precisa ser caprichada, objetiva e clara. Para produtos mais complexos, como câmaras de refrigeração, é relevante inserir dados técnicos sobre o equipamento, já que o público consumidor desse tipo de maquinário é exigente quanto a questões técnicas.
5 – Crie conteúdos de valor
Bom layout, imagens de qualidade e descrição eficiente não são suficientes para atrair e fidelizar os clientes, é preciso se conectar com eles por meio de conteúdos de valor, textos que trazem informações de interesse do público-alvo.
Para isso, é primordial estudar o perfil do consumidor para descobrir os seus interesses, suas necessidades e dores.
6 – Aposte em anúncios pagos
Para dar aquele impulso às vendas, uma das estratégias de marketing digital mais usada são os investimentos em anúncios pagos, disponibilizados pelo Google e por redes sociais, que permitem criar em diferentes formatos.
O que achou do texto de hoje? Curtiu as dicas para a criação de uma loja virtual? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais