Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Quais são os países que mais utilizam a energia solar?

Quais são os países que mais utilizam a energia solar?

Houve um grande aumento de investimento por todo o mundo no uso de energia solar. E isso pode trazer bons resultados e um deles é a queda no valor da conta de energia e também ajudar a diminuir os impactos ambientais.

Vamos explicar brevemente como funcionam os painéis de energia solar, as placas são alimentadas pela energia solar, sendo uma fonte inesgotável e também renovável, com isso gera a energia para muitas cidades. 

Essa tecnologia é muito utilizada entres os países, até mesmo em países que fica situado mais ao norte do globo que apresentam índices mais baixos de radiação solar por ano, em relação a regiões que ficam mais próximas ao trópico tendem a aderir a essa tecnologia. Esse é o caso da Alemanha, um país com uma grande capacidade de já instalada e gera muito mais energia solar que o Brasil. 

O custo para fazer esse tipo de instalação está cada vez mais baixa, como é o caso do mercado livre de energia que acaba tornando uma opção de muitos governos, empresas, indústrias, especialmente os consumidores em residências, que conseguem diminuir sua conta de luz consideravelmente e ainda ajuda na sustentabilidade mundial.

Agora veja abaixo uma lista dos países que mais utilizam a energia solar.

China

Em primeiro lugar temos um país muito desenvolvido e não poderia ser diferente. A China lidera essa lista com aproximadamente 254 Gigawatts (GW) de capacidade de fotovoltaica instaladas.

Estados Unidos – EUA

Ultrapassando o Japão e ficando na segunda colocação temos os Estados Unidos, que já tem um registro de cerca de 73,8 GW instalados.

Japão

Ocupando o lugar que era dos Estados Unidos, agora temos o Japão em terceiro lugar que registra cerca de 68,7 GW de capacidade de energia solar instalados.

Alemanha

A Alemanha é o país europeu que mais tem capacidade de energia solar, ocupando o 4° lugar, com aproximadamente 53,8 GW de painéis solares instalados. 

Índia

O Governo da índia vem investido fortemente em painéis de energia solar e atualmente ocupa o quinto lugar com cerca de 39 GW.

Itália

A Itália conseguiu finalizar o final do ano de 2020 com 21,6 GW e está ocupando o sexto lugar nesta lista.

Austrália

Este país é considerado o lugar com um dos maiores índices de radiação solar. A Austrália está ocupando o sétimo lugar com um pouco mais de 17,3 GW de capacidade de energia solar instalados.

 Vietnã

 Para o Vietnã essa é uma grande conquista, pois até o ano de 2019 o país nem aparecia na lista mundial entre os 10 países que mais usam energia solar. E atualmente conta com uma capacidade de energia solar de 16,5 GW, ocupando em oitavo lugar.

Coréia do Sul

Já a Coréia do Sul manteve sua posição em nono lugar na lista mundial entre os países que mais utilizam energia solar. Com um total de 14,6 GW de painéis instalados de energia solar. 

Reino Unido

O Reino Unido foi o país que mais despencou no ranking, caindo três posições em relação a anos anteriores. E hoje está em décimo lugar, com cerca de 13,5 GW de capacidade de energia solar instalados. 

Saiba mais sobre a produção de energia solar no Brasil

Mas você deve estar se perguntando onde o Brasil entra nessa lista. Pois bem, o Brasil tem bons índices de radiação solar em praticamente todo o território nacional e também é o país que mais registrou aumentos de instalação de painéis fotovoltaicos, principalmente em residências.

Esses sistemas de fotovoltaicos instalados em residências, empresas, indústrias, agronegócio, entre muitos outros estabelecimentos, está tomando uma grande proporção no Brasil, como um fonte bem segura até de ser muito rentável para aqueles que desejam diminuir os gastos com as contas de energia elétrica, além disso, o consumidor fica livre da inflação energética quem vem assombrando os brasileiros nos últimos tempos. 

Essa tecnologia foi criada no ano de 2012 pelas normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e se tornou a principal impulsora do setor de Geração Distribuída (GD), que atualmente envolve mais de 1 milhão de consumidores. 

E no final de março deste ano, o Brasil terminou o mês apresentando uma capacidade de energia solar de aproximadamente 9,9 GW destruídas entre instalações de micros e mini geradores. 

Porém, o que vem crescendo na mesma proporção no Brasil é a instalação de projetos centralizados. As usinas solares também estão crescendo, tanto em tamanho quanto em quantidade, que estão apresentando grandes projetos de instalação de muitas placas solares, que podem aproveitar os altos índices de radiação no Brasil, principalmente na região Nordeste do país. 

De acordo com informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), nosso país tem 4,7 GW de capacidade de energia solar inseridas em usinas solares que fazem uma geração centralizada. Isso corresponde a 2,5% na matriz elétrica do país.

You must login to add a comment.

Posts relacionados