A indústria gamer cresce em ritmo acelerado, e junto dela, novas oportunidades aparecem. Para além do desenvolvimento de jogos, outra profissão desponta: a de gamer. O gamer profissional, ou pro-player, é aquele que compete ou faz streaming de jogos de computador. Fazendo uso de um equipamento apropriado para o alto nível de competição, o famoso e desejado PC gamer, o pro-player é um atleta do mundo virtual.
Os principais jogos competitivos no mundo atualmente são: Counter-Strike:Global Offensive; DOTA 2; Valorant; League of Legends; e Rainbow Six Siege. As premiações são altas: a “The International”, torneio de Dota 2, pagou R$ 86 milhões para seu campeão, sendo a competição com os maiores prêmios dentro dos eSports.
Mas nem só de competição em alto nível vive um atleta de eSports. Muita gente fez carreira narrando partidas competitivas ou fazendo streaming de seus jogos. Gaules, ex-jogador profissional de Counter Strike, já foi o streamer mais assistido do mundo na Twitch. No canal onde faz as lives acompanhando partidas oficiais do game, já atingiu a marca de 50 mil inscritos, o quinto maior do mundo.
E se você leva jeito para os games e quer fazer deles mais do que um simples hobby, saiba que ter um bom PC gamer é praticamente um pré-requisito para poder treinar ou streamar com mais qualidade. Um bom computador requer atenção para os seguintes componentes:
Um bom processador: um Intel i5 ou AMD Ryzen 5 são sonhos de consumo de muitos. A regra é: quanto mais núcleos, melhor. O processador é o componente responsável pela operação com os dados, calculando, executando comandos, entre várias outras tarefas.
- Placa de vídeo: as RTX da Nvidia GeForce e as Radeon RX são o que existe de topo em matéria de placa de vídeo. Elas são dedicadas a todo o processamento de imagem, portanto cruciais para um bom desempenho gráfico da sua máquina.
- Memória RAM: memória de acesso rápido. Ao menos 8 GB são necessários para rodar um PC gamer. 16 GB se quiser um ótimo desempenho.
- HD ou SSD: é onde fica gravado o sistema operacional, e programas e arquivos são instalados e armazenados. O SSD é vantajoso, pois é muito mais rápido, e como a maioria dos arquivos hoje está na nuvem, 200 GB já podem ser suficientes.
- Monitor: para um FPS alto, isto é, ter bastante quadros por segundo, deve-se optar por um monitor de 144 Hz. Quanto mais rápida a taxa de atualização do monitor, mais nítida e menos atrasada será sua imagem, melhorando sua performance.
- Periféricos: um gamer que se preza deve ter mouse, teclado e headset gamer. O teclado mecânico garante mais precisão, devido à ativação individual das teclas. Já o mouse gamer garante mais sensibilidade ao movimento, uma vantagem em jogos de tiro, por exemplo. E o headset é ideal para a comunicação em jogos de equipe, além de útil para ouvir a aproximação de inimigos.
Mas, para jogar sério, não basta ter o melhor equipamento. É preciso treinar muito e se dedicar, dentro e fora dos games. Ter uma alimentação adequada e se hidratar é primordial. Estudar o game é importantíssimo, isto é, ver gameplays de outros jogadores, pensar estratégias, conversar com outros jogadores experientes e mergulhar na comunidade!
Ter um mobiliário adequado é importante para não comprometer a saúde, devido ao grande número de horas na posição sentada. Além do mais, é possível que gaste ainda mais tempo editando vídeos de sua gameplay para subir em plataformas como YouTube e Twitch, para ser monetizado. Com paciência, dedicação e um bom PC gamer, é possível ganhar dinheiro e se tornar pro!