A EMBRATUR – Cumpre com a sua missão que diz respeito à promoção, ao marketing e ao apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional. O fato de estar cumprindo com a sua missão não diminui o tamanho do desafio e a importância desta ação. A realização de Roadshows com a finalidade de criar oportunidades de negócio por meio de lançamentos de produtos, demonstrações, treinamentos, divulgações e vendas e Press Trip que servem para estreitar relacionamento, lançar uma ação ou produtos, apresentar estrutura, levar jornalistas para conhecer uma nova experiência.
Quando olhamos para os principais desafios que o brasil enfrenta para atração de turistas estrangeiros podemos destacar:
- A imagem brasileira manchada pelo noticiário negativo recorrente. As notícias no exterior são, geralmente, um misto entre casos de violência, como a intervenção federal no Rio, crises e desastres, como o de Brumadinho. Que sim são notícias verdadeiras mas não retratam o Brasil na sua totalidade daí a importância de organizar um Press Trip com jornalista e influenciadores digitais estrangeiros que poderão vivenciar um experiência positiva no Brasil e repassar para os seus ouvintes, leitores e seguidores etcc.
- Alto custo de se viajar para o Brasil a partir dos principais destinos emissivos por exemplo: Os alemães, pagam cerca de 600 euros para voar durante o verão europeu para Bangcoc, num trajeto que dura cerca de 11 horas. Já para São Paulo, no mesmo período, a viagem de cerca de 12 horas custa normalmente 1 mil euros. Além da passagem, o custo de hotéis, entrada em atrações, transporte e alimentação na Tailândia é bem menor do que no Brasil. Os Roadshows não iram necessariamente apresentar o brasil como um destino turístico competitivo no quesito preço mas com certeza irá demostrar que a riqueza natural, cultural e gastronômica do Brasil vale o investimento.
- O Brasil atrai atualmente um pouco mais de 6,5 milhões de turistas estrangeiros por ano. Pode parecer muito, mas o número é baixo considerando seu tamanho continental e a variedade de atrações e belezas naturais. O país perde, por exemplo, para a cidade de Osaka, no Japão, que recebe anualmente cerca de 8,4 milhões de visitantes estrangeiros. Isto nos lembra que falta de maior de atratividade do Brasil como destino internacional não está apenas relacionada a uma questão de imagem do países e seu custo para os viajantes mais também pela falta de qualificação e competitividade de muitos empresas que atuam no setor de turismo. O turista seja ele brasileiro ou estrangeiro busca por produtos e serviços de qualidade. Qualificação de mão de obra, quantos empreendimentos turísticos tem funcionários que falem espanhol, italiano, inglês, alemão ?, treinamento em atendimento, praticas básicas de manipulação de alimentos, negócios sustentáveis.
A iniciativa da Embratur e valida, importante e imprescindível principalmente neste cenário de Pós pandemia no qual o turismo nacional busca se estruturar novamente porem nos lembrar que temos uma grande desafio pela frente que é o de levar qualificação e competitividade para todos os empreendedores turísticos só assim um dia seremos no turismo maiores que a cidade de OSAKA no Japão.