O que é um planejamento estratégico? Você já se deparou com essa necessidade para o Blog? A verdade é que para fazer qualquer coisa na vida é necessário se planejar, elaborar estratégias tanto no mundo off-line quanto no mundo de negócios na internet.
Em se tratando dessa segunda, é necessário muito mais foco para ter um desempenho adequado nos seus projetos, pois você deve saber o quanto que é fácil se distrair a partir de um computador conectado a internet, não é verdade?
Você tem que planejar de uma forma que possa colocar em prática sem dispersão e assim conseguir ter os resultados esperados.
Planejamento estratégico nada mais é do que a forma como você estuda as atividades que devem ser colocados em prática no seu negócio ao longo do tempo.
Você tem um planejamento estratégico quando sabe passo-a-passo o que deverá ser executado, e quando tem essas informações padronizadas e anotadas. Basicamente isso é um bom planejamento estratégico para o seu negócio.
Mas será que você já sabe como desenvolver o seu?
Nesse artigo de hoje, você vai ver até mesmo um fluxograma com 7 passos para criar o seu plano de negócios perfeito. Esse fluxograma é bastante simples, e eu expliquei cada passo para que você aprenda quais são as informações para traçar o seu plano de negócios.
Independentemente de qualquer tipo de negócio que você tenha, pode ter certeza que ao colocar em prática as informações que você vai conhecer a partir dessa lista, seus resultados vão crescer de forma extremamente favorável.
Planejamento Estratégico Qual é a importância e vantagens?
Você vai saber exatamente o que poderá conseguir com o seu negócio on-line ou qualquer outro tipo de negócio que você esteja criando, quando colocar em prática um planejamento estratégico.
E perceberá quanto é importante desenvolver essas técnicas no seu negócio, e quanto isso pode ajudar você a atingir o objetivo do seu projeto no final.
Veja agora quais as vantagens de criar seu planejamento estratégico:
- Você saberá exatamente o que executar
- Saberá a forma como executar
- Saberá o que poderá atingir por cada ação aplicada
- Conseguirá resolver os problemas caso algo não saia da forma planejada.
- errado
Veja quais são as desvantagens de montar um negócio sem ter um planejamento:
- Você não saberá o que fazer
- Você não saberá exatamente como começar
- Não terá ideia dos resultados que poderá atingir
- Terá que improvisar bastante para tentar resolver qualquer problema porque não se planejou previamente.
- E então, você sabe como elaborar um bom planejamento estratégico para seu blog?
- Como você pode ver abaixo, esse fluxograma descreve bem o que deverá ser feito nessa sua etapa de negócios.
Mais abaixo ainda você vai ver uma listagem passo-a-passo de como funciona na prática esse fluxograma para criar o seu padrão de estratégias para seu blog.
Planejamento Estratégico – Visão da meta do negócio: Defina claramente aquilo que você quer atingir primeiro. Quando você tem em sua mente a meta que você quer atingir nos seus negócios também, isso já figura o início de um bom planejamento.
E então, você já sabe se quer primeiro aumentar a probabilidade de engajamento nas suas redes sociais? Seu número de inscrições no canal do YouTube? Ou as suas conversões através de artigos do Blog? Isso termina ficando muito melhor quando você sabe o que quer começar.
Como você pode ver, dentre tantas atividades que você executa no seu blog, você deve escolher uma em específico para traçar o seu plano de negócios. Pois, quando você otimizar uma determinada área do seu negócio, consequentemente outros serão otimizadas também.
Mas, claro que você deverá também criar um plano para otimizar de forma específica cada uma das suas outras atividades, para melhorar ainda mais os resultados do seu blog.
Pois, a partir desse ponto de partida, sabendo especificamente o que quer atingir em primeiro lugar, você vai estar caminhando até esse seu objetivo, planejando cada tarefa que poderá levar você a cumprir essa sua meta.
correto Planejamento Estratégico – Planejamento estratégico (interno): Quais são os pontos que estão indo cada vez melhor e o que deve ser melhorado nos que não estão? Em primeiro lugar você tem que analisar quais são os pontos que devem ser melhorados dentro do seu próprio negócio.
Por exemplo: Como você pode estruturar melhor os artigos do seu Blog? Como você pode estruturar melhor a forma como você escreve para sua audiência?
Quais são as técnicas que você pode começar a aplicar quando você publicar conteúdo nossas rede sociais? Quais os pontos que você deve melhorar nos scripts dos seus vídeos?
Enfim, tudo que for interno deve ser muito bem avaliado para que você possa fazer esse ajuste. Você tem total controle do plano estratégico interno do seu negócio, tudo que você pode fazer dentro da sua própria estrutura de seu projeto deverá ser minuciosamente anotado, para que você possa estar listando quais são os possíveis ajustes para melhorias.
correto Planejamento Estratégico – Planejamento estratégico (externo): Vamos partir também para o que devemos planejar no campo externo do seu negócio. Mas, como eu posso fazer um planejamento de algo que está fora do meu próprio negócio? Pois, quando se está montando um negócio na internet, ou então em qualquer outro setor, você não pode apenas se prender a sua própria estrutura interna.
É necessário saber que a expansão dos resultados do seu negócio só se dá quando você abrange outros segmentos também. Como por exemplo: quando você faz parcerias, isso é uma estratégia de negócios que estará de alguma forma fora da sua estrutura.
Quando você decide fazer entrevistas para outros canais do YouTube, aquele seu conteúdo, ou seja você, estará externamente, no canal de algum parceiro seu. Ou quando você decide criar guest post para aumentar o tráfego do seu blog, isso também é um fator de planejamento estratégico externo.
Até mesmo quando você decide anunciar algum produto no Facebook Ads, você está querendo atrair visitas para seu Blog de uma forma externa, trazendo de outros mecanismos de tráfego. Podemos citar também todo o fator de SEO Offpage, como sendo um fator de estratégia externa.
correto Planejamento Estratégico – Desenvolva pequenos objetivos a serem cumpridos: O planejamento é amplo, está achando que tem muita coisa a ser feita? Acha que não vai dar conta do recado? Não se preocupe, um bom planejamento não vai deixar você se sentir sobrecarregado sobre seu projeto.
Você poderá estar desenvolvendo uma técnica para a colocação da prática de cada atividade. Você tem que quebrar atividades em blocos… Lista de emails, Facebook ads, Campanha de vídeos, Artigos para Blogs, enfim… Você pode fazer tudo isso sim, só que não tudo ao mesmo tempo, claro.
Para isso, você pode por exemplo contratar redatores para escrever o conteúdo do seu Blog. Isso vai poupar muito seu trabalho, garantindo que você tenha bastante tempo para definir suas outras estratégias de negócios.
Para os seus vídeos, basta que você crie por exemplo uma planilha no Excel onde você fará um Braimstorm com todos os temas que você planeja criar vídeos, depois você deverá passar pela fase apenas desenvolvendo esse seu conteúdo.
Depois você estará contratando profissionais de marketing digital para criar suas campanhas de Facebook ads, se você quiser tudo que você deverá estar fazendo é escrever o conteúdo da sua lista de e-mails, mas você pode investir também em um profissional para criar toda a sua estrutura de mensagens pessoas persuasivas para o seu Autoresponder.
Ao longo do tempo, se você quebrar todas essas suas atividades em blocos e fizer uma coisa de cada vez, pode ter certeza que você não se sentir sobrecarregado com o planejamento estratégico do seu Blog.
Planejamento Estratégico – Coloque o seu planejamento em ação: Depois que você planejou passo-a-passo cada atividade que será realizada ao longo do tempo, nada mais justo do que começara sua ação. Uma recomendação muito importante para ser feita em todo esse seu planejamento, é a paciência.
Pois, os resultados não vão surgir tão rápido. Porém, você vai poder mensurá-los para que possa estar melhorando cada vez mais e fazendo os seus acertos.
Planejamento Estratégico – Faça uma análise de cada Feedback recebido: Faça uma avaliação do seu plano de negócios pelos feedbacks recebidos pelos seus clientes. Com essa análise você poderá estar ajustando as melhorias necessárias para que nas próximas fases do seu negócio, você possa estar criando um planejamento cada vez mais eficiente.
E onde você poderá estar capturando os feedback recebidos? Você poderá estar observando os comentários nas suas diversas redes sociais como por exemplo: Facebook, YouTube, Google Plus, Twitter, LinkeDIn, etc.
Podemos citar também outros canais de comunicação onde você poderá está recebendo feedbacks como por exemplo através dos seus e-mails, ou mesmo comentários e artigos do seu blog ou site.
Planejamento Estratégico – Desenvolva um ciclo de melhoria em estratégias futuras: Quando você fechar o seu planejamento, você poderá partir então para o processo de reajustes e melhorias. Esse processo é bastante importante para você definir o próximo padrão que a sua estratégia de negócios estará seguindo.
Depois de ter realizado seu primeiro planejamento, você estará com a experiência do que deu certo nos seus negócios e do que poderá ser reajustado nas suas próximas estratégias. A cada novo planejamento estratégico para o seu blog, você estará tendo uma experiência nova, para que possa melhorar cada vez mais os resultados que o seu negócio estará sendo capaz de atingir com algumas técnicas aplicadas