Estratégias de vendas de alimentos e bebidas vão mudando com o tempo, há sempre uma nova tendência mais moderna para fazer o cliente adquirir um produto. No segmento de alimentos e bebidas, a tendência é a fidelização do cliente, depois de uma jornada de vendas bem sucedida.
Vídeo 1
Assista o primeiro vídeo da entrevista com Anderson Hanz, especialista em marketing digital em que ele fala das estratégias de divulgação e de vendas.
Se preferir pode ouvir a entrevista neste podcast:
A experiência digital do pós-pandemia garante que estamos muito mais avançados no uso inteligente da internet. Em 2020, vender pela internet foi a única solução para milhares de pequenos empreendedores ganharem dinheiro ou, pelo menos, não falirem. Segundo um levantamento feito pela empresa de tecnologia para varejo, Linx, a venda de alimentos online cresceu 900% entre meados de 2020 a meados de 2021. E muito negócio conseguiu surfar nessa onda do boom digital e ainda se mantém em alta, sempre acompanhando o que há de mais moderno.
Segundo o especialista em marketing digital, Anderson Hanz, o que há de mais moderno hoje, em vendas, é fidelizar o cliente. Hanz explica que na fidelização “você trabalha com nicho, com público alvo e você tem que fazer com que esse público se sinta como dono do negócio, pertença a esse ambiente, aí vc cria clube de benefícios, cria pacotes combos para esse tipo de público”.
Vídeo 2
O marketing online oferece vários caminhos para divulgar seu negócio, mas a fidelização dos seus clientes é o mais eficiente. É fazer com que seu público se sinta “dono” do negócio, que ele se sinta pertencendo ao ambiente do seu negócio. Veja as dicas como como fazer isso com Anderson Hanz neste link.
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Vídeo 3
Veja a terceira parte da entrevista com Anderson Hanz, especialista em marketing digital. A primeira coisa para sua divulgação online é preciso preparar um Plano de Marketing e o foco principal dele é o marketing de influência.
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Como montar a estratégia de fidelização
Nunca antes a ciência de dados esteve tão presente dentro do marketing, onde, a partir de dados seguros pode-se entender melhor essa fidelização, como quem ela acontece, onde se está mais presente. Então, é possível entender a dimensão demográfica do usuário, suas características de território, de economia e outras, que são usadas para construir a persona que será a ou o fidelizado.
Essa persona nada mais é do que um personagem fictício criado para representar um determinado tipo usuário e, assim, entender suas atitudes, comportamentos, o que mais gosta e até como falar com pessoas que tenham o mesmo perfil. Essas personas, então, são segmentos de mercado e o empreendedor vai trabalhar em cima das informações geradas por ela para pensar na fidelização de todo o seu público. Um dos caminhos usados a partir dessa estratégia é o remarketing, que permite que anúncios do Google Ads apareçam mais de uma vez para usuários que já mostraram interesse no site do dono do negócio.
Vídeo 4
Você já tentou patrocinar seu negócio pela internet? Saiba que pode ser uma ótima oportunidade para alcançar mais pessoas e vender mais. Veja o que diz o especialista em marketing digital Anderson Hanz sobre como anunciar no Google Adds.
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Fidelizar no segmento de alimentos e bebidas
Alimentos e bebidas são nichos bem específicos e quem vende esses tipos de produtos tem que construir um modelo de vendas de “fazer o público comprar sempre de você”. Anderson Hanz usa o exemplo do vinho, que é uma estratégia que dá certo quando se entende o público que o consome, em que se pode vender combos e criar clubes de associados. Outro exemplo é a de personas que escolhem bebidas para acompanhar refeições, então é vantajoso oferecer a esse grupo alimentos para compor, por exemplo, o combo.
O especialista em marketing explica que nem sempre a estratégia é só oferecer produtos com preços mais baixos, e dá uma dica de como isso pode ser casado com outra técnica. “Com o público de bebida, pode-se fidelizar a partir de promoções específicas, condicionando essas promoções à adesão de novos membros, e assim quanto mais pessoas o fidelizado levar para o clube, mais benefícios ele recebe, como membro”, finaliza.
Com relação aos alimentos, é interessante focar na facilidade da entrega para que a ou o cliente não tenha uma experiência ruim e, para isso, tem que fechar com o iFood, Rappi, 99 Food etc., focando em venda e entrega rápida. Para os deliverys, duas pesquisas recentes de análise de comportamento dos consumidores mostraram que o cuidado com as embalagens melhora a visão sobre o serviço de delivery. No levantamento da AlmoçoGrátis, empresa que auxilia bares e restaurantes a aumentarem faturamento, 66% dizem preferir recipientes que mantém a qualidade do produto, mesmo que isso afete o preço final do produto. Já pela pesquisa da Galunion, consultoria especializada em food service, a embalagem chegar amassada ou rasgada é um dos cinco motivos que leva o cliente a não voltar a comprar delivery no estabelecimento.
Para alimentos considerados “premium”, presentes em dietas especiais, como as sem glúten, sem lactose, ou com componentes muito específicos como grãos e chás, o empreendedor vai focar em dados e fidelização. Gerar conteúdo para essa pessoa buscar e comprar organicamente, e além disso, clube de benefícios funciona, bem como patrocinar no Google Ads. E sobre o conteúdo, Hanz destaca que o trabalho de redes sociais deve estar voltado ao benefício que o produto traz.
Vídeo 5
Dicas para venda online de bebidas. O foco é sempre fidelizar seu público, entender onde ele está, quais são suas características, o que ele busca. Criar clubes de associados é uma ótima oportunidade para vender na internet. Clique no link para assistir.
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Vídeo 6
Como vender alimentos pela internet. neste setor você precisa focar principalmente nas entregas, ou seja, fechar boas parcerias com plataformas que lhe garantam uma entrega rápida. Já alimentos Premium trabalham com nichos, com fidelização da clientela e a criação de uma base de dados que lhe permita contato constante com seu público. Clique no link para assistir mais este trecho da entrevista.
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Marketing de conteúdo
Segundo a página especializada em marketing de conteúdo chama-se marketing de conteúdo a “estratégia de produzir conteúdos para o público-alvo, que o auxilie em todo o processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea”. Mas atenção, esse tipo de marketing demora para rankear bem, Hanz fala em até seis meses, pois o trabalho é criar a necessidade de compra para determinada pessoa. “O que esse produto vai fazer por mim?” é a pergunta feita pela persona. E o processo de convencimento vai acontecendo conforme conteúdos novos vão sendo gerados e chegando até essa pessoa. Esse processo tem muito mais a ver com a dinâmica da internet, do que com produtos, então pode ser usado com todo o segmento de vendas.
Vídeo 7
Como atuar no setor do turismo pela internet. se você é um microempreendedor, o melhor e pensar em vender “experiências”, trabalhar com públicos específicos em vez de enveredar pelo varejo e tentar concorrer com as grandes empresas desse mercado. Seu plano de marketing deve pensar nesses público específicos e no “turismo de experiências. Clique no link para ver as dicas.
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