Social Media ou Analista de Redes Sociais é o profissional encarregado de gerenciar os perfis de uma empresa nas redes sociais. Essa função vai além da criação e publicação de conteúdo online e inclui o desenvolvimento de uma boa estratégia que exige pesquisa, análise de mercado e atualização constante.
Se alguém disse há alguns anos que era possível, ganhar dinheiro e construir uma carreira na gerenciamento de mídia social, qual seria sua reação? Muita gente provavelmente riria ou não se importaria muito com a conversa. Foi o que aconteceu quando a Gabriela Botelho começou.
A internet se desenvolveu com força total em muito pouco tempo e é responsável por criar um mercado gigantesco do zero. A mídia social é um exemplo de profissão que surgiu na última década e agora é essencial em praticamente todos os negócios que valorizam a reputação e a visibilidade online.
Se você quer saber mais sobre a carreira e quer entenda o que é preciso para dominar as mídias sociais, este conteúdo é para você!
O que é um Social Media?
Analista de Social Media ou Rede Social é o profissional responsável pela gestão de uma ou mais plataformas de redes sociais. Pode parecer fácil, mas não é!
Por mais que a profissão dependa de postar e interagir com os usuários, há um mundo de deveres e responsabilidades que não podem ser vistos por pessoas de fora. A maioria envolve análise estratégica e muita – mas muita – pesquisa.
É por isso que é tão importante entender completamente o que um analista está fazendo antes de se aventurar no mercado.
Frustrações podem ocorrer quando as expectativas são atendidas estão desalinhadas, pois muitas pessoas pensam que o trabalho de uma rede social é relativamente fácil e pode ser feito por qualquer pessoa que tenha uma página no Instagram ou Facebook.
A principal tarefa de uma rede social é transmitir a essência de uma marca para o público nas redes sociais. Quem é ela? O que você acha? Como você se posiciona? Como você vê o mundo?
O conteúdo em si, assim como a oferta de serviço ou produto, torna-se uma simples consequência quando a estratégia é criada com a devida intenção e uma compreensão genuína do público.
Como é o trabalho diário?
Como mencionamos anteriormente, a publicação de conteúdo é apenas uma das muitas funções de um social media profissional. Listamos as principais tarefas que fazem parte do dia a dia do trabalho para que você tenha uma ideia prática de como funciona o trabalho.
Planejar e Executar projetos
Idealmente, a primeira coisa a fazer ao fechar um negócio com um cliente é desenvolver um plano de mídia social.
O documento é uma compilação das principais informações estratégicas da marca, como seu objetivo público, concorrentes e números internos, seguido de todo o posicionamento e diretrizes a serem seguidos nas redes sociais.
Chegou a hora de desenvolver o branding, criar a identidade visual e estabelecer regras de diálogo com os seguidores e levar a todos outras definições necessárias para iniciar a execução.
Criação de conteúdo autêntico
No planejamento são definidas várias informações importantes que orientarão o profissional em todo o seu trabalho. Quando uma postagem for criada, certifique-se de que ela esteja alinhada a um conjunto de diretrizes derivadas de extensa pesquisa e análise de dados.
Assim, a criação de conteúdo é o resultado de uma construção anterior. Agora que você entende o que é minha persona de marca, como ela vai falar com o público, como escolher as melhores imagens e quais serão as falhas de design, é hora de criar o post você mesmo!
É importante crie um calendário – pode ser semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo – e publique estrategicamente conteúdos dos melhores dias e horários no site. As informações são fornecidas simplesmente pelas próprias redes sociais ou por programas que gerenciam os perfis.
Lembre-se de agregar valor em qualquer conteúdo escrito. Para fazer isso, você realmente precisa saber quem é seu público e olhar além do desejo de converter em vendas. Em meio a vários perfis competindo entre si e constantemente lutando contra algoritmos pesados, o que o diferencia dos demais?
Elaborar Relatórios e Análises
Como posso saber se minha mídia social está indo bem?
Como a maioria das áreas do conhecimento, a mídia social é um profissional orientado a números: é importante definir um prazo regular para relatórios e análises.
Na maioria das vezes eles são criados no início de cada mês. Os documentos revelam várias métricas importantes, como alcance, engajamento, comentários, curtidas, mensagens diretas e informações estratégicas sobre gênero, cidade e idade do público.
Além de divulgar os números, um levantamento qualitativo a análise também enriquece mais o relatório e orienta o profissional de forma mais prática a se preparar para os próximos meses. Se os números são ruins, o que fazer para melhorá-los? Se eles foram satisfatórios, como você pode escalar ainda mais no futuro?
Relacionamento com o público
Você já ouviu falar no termo SAC 3.0? Se é novidade para você, explique rapidamente: o atendimento e o relacionamento com o cliente mudaram muito, principalmente devido à popularização em massa que as redes sociais tiveram pelo mundo.
Hoje, os canais de mídia social são reconhecidos como um dos mais importantes plataformas de serviços visualizados. E se não forem feitos os investimentos certos nessa área, a primeira onda de reclamações sobre uma marca pode degenerar em um caos completo.
Esse é o exemplo da marca de roupas Reserva, que causou sensação no Dia dos Namorados em 2018. A plataforma era o Instagram, e a campanha não agradou ao público por apresentar conteúdo que foi identificado como machista e desrespeitoso.
Enquanto o público expressou sua insatisfação online, a resposta do Reservas foi que Fácil de apagar comentários e não promover relacionamento transparente com os seguidores. O resultado não foi bom para a marca, que demorou a se manifestar oficialmente e causou ainda mais indignação quando finalmente surgiu.
Por isso, as redes sociais devem ser consideradas uma das principais áreas de negócios da Cartões em cada loja. Mais do que uma simples página na Internet, entenda que por trás dos usuários existem pessoas reais que valorizam o bom atendimento e a transparência, assim como na vida real.
O que fazer para entrar no mercado?
Agora que você entende que a profissão de social media não se limita à criação de conteúdo online, é hora de conhecer as principais características que lhe darão vão te ajudar a entrar no mercado.
Estudar Marketing e assuntos relacionados
Embora a comunicação seja tradicionalmente mais ampla do que outras áreas, ainda é muito importante em áreas como jornalismo, relações públicas e propaganda, relações públicas ou marketing.
O treinamento oferece capacitação no desenvolvimento de estratégias de qualidade e prepara o profissional para temas importantes como gestão de crises, relacionamento com o público, redação de textos adequados, desenvolvimento de campanhas e conceitos e muito mais do que outros pontos muito importantes.
Ser muito bom com redes sociais
Não adianta trabalhar com o que você não gosta, principalmente quando falamos de atividades sociais em rede, o que pode ser bastante estressante no fim do dia. Afinal, lidar com pessoas não é fácil.
Além disso, afinidade também gera conhecimento. Você pode nunca ter trabalhado nesta área antes, mas se você é um usuário que domina as principais plataformas, você já está um passo à frente do aprendizado!
Estudar outros assuntos e funções
Como já mencionado, curtir e conhecer as redes sociais já é um bom começo para aprender como funcionam as demais funções. Porque quem gosta do que faz tem mais chances de aprender com mais facilidade e rapidez.
Estude bastante e sempre fique curioso! Por exemplo, qualquer pessoa pode acessar o Facebook Business. Vale a pena criar uma página para aprender a usar ferramentas de negócios e como funciona o tema de pesquisa e análise de dados.
Além disso, existem muitos cursos de qualidade que podem ajudar você a aprender os mais importantes para o trabalho necessário desenvolver características na área.
Ser um Profissional Pró-Ativo
Sério! Trabalhar com redes sociais exige atualização constante. Quase todos os dias encontramos novas ferramentas, tendências, plataformas e padrões de comportamento.
Você não pode dormir no mesmo lugar: Uma mídia social deve estar disposta a mudar completamente sua estratégia de branding se você acha que as coisas já estão funcionando como antes, mesmo que fosse há apenas três dias.
Uma das principais características das redes sociais é a oportunidade de descobrir coisas novas todos os dias. Quando uma marca é pega na mesma coisa, tenha certeza de que o público logo perceberá e perderá o interesse.
Em uma era de conteúdo instantâneo e milhares de informações por segundo, você precisa se destacar e entregar valor Oferta adaptada aos anseios do público.
Se você se interessa pela profissão de social media e quer dar um passo adiante rumo à profissionalização, conheça nosso curso de social media e destaque-se no mercado!