Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como evitar processos trabalhistas

Todo empreendedor que deseja ter um negócio de sucesso precisa se atentar a tudo que está ao seu redor, não somente na parte financeira ou de vendas, mas também, em qualquer coisa que possa prejudicar sua empresa de central de alarme de incêndio no futuro. 

E uma delas é justamente os processos trabalhistas vindo dos seus funcionários, por mais que pareça uma coisa que não precisa se preocupar, acredite, os impactos tanto na imagem de sua empresa quanto nas suas finanças, podem ser extremamente prejudiciais para o seu negócio. 

Como a carga tributária do Brasil é muito alta, muitos empreendedores acabam contratando funcionários sem a formalidade ou carteira registrada para evitar pagar impostos, isso causa uma grande dor de cabeça, e pode resultar em agravantes no futuro da sua empresa. Não somente isso, mas também qualquer atitude errada que você tenha no gerenciamento de sua empresa. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você saber como evitar processos trabalhistas e se livrar de qualquer eventualidade ou negatividade dentro de sua empresa, então vamos lá?

Cumpra o que está na lei e deixe bem claro as regras da empresa

Se você quer evitar processos trabalhistas é fundamental saber e cumprir o que está na lei em relação ao trabalho, dê uma olhada em todo e qualquer item que possa ser interessante para você, como a carga horária, segurança no trabalho, comunicação, enfim, tudo que possa ser do seu interesse. Não há nenhum motivo para algum colaborador encontrar uma brecha na lei, siga ela à risca, e contrate um escritório de advocacia para te auxiliar caso necessário. 

Outro ponto, é deixar bem claro as normas e regras da sua empresa de cabine de medição, por exemplo, envie um documento com tudo que pode ou não ser feito dentro do ambiente de trabalho, e tente deixar tudo detalhado e o mais explicado possível, para que nenhum funcionário passe por problemas ou tenha qualquer desentendimento com os demais. 

Esteja aberto a reclamações e mantenha um diálogo aberto e com respeito

O diálogo é a base de todas as relações e isso se encaixa também neste caso, muitos funcionários só processam as empresas por conta de uma péssima comunicação entre o gestor e seus colaboradores, sendo muitas vezes, até considerado algo como vingança. 

Então, para que você não seja pego de surpresa, sempre converse com seus funcionários, esteja aberto a escutar reclamações e buscar melhorar e corrigir seus erros, além disso, trate todos com muito respeito de uma maneira aberta e transparente. Isso diminui as chances de um processo e faz com que você tenha uma noção maior do que acontece na sua empresa. 

Documente possíveis desentendimentos e faça o controle de todas as ações internas da empresa

Documentar é uma ótima forma para se prevenir de qualquer possível desentendimento que ocorra dentro do seu negócio, afinal, com a papelada em mãos, a chance de algo dar ruim é muito menor do que apenas a famosa sua palavra contra a dele. 

Então, assim que ocorrer qualquer desentendimento entre funcionários, busque documentar e relatar tudo, assim como controlar todas as ações internas. Isso vai fazer com que você saiba o que deve ser feito e estar preparado para qualquer tipo de imprevisto. 

Invista na política interna e pregue ética e respeito em todos os ambientes

Como já citamos acima, é crucial seguir normas e regras da empresa, então é preciso deixar sua política interna bem explícita para todos os colaboradores, pregue que todos ajam com ética e respeito com seus demais colegas, e com eles. 

Se algo é proibido durante o processo de um serviço, como demolição de concreto, busque conversar para que todos entendam sobre isso, e lembre-se, sempre coloque a ética e o respeito em primeiro lugar.

Ao demitir um funcionário, não deixe ressentimentos e realize um desligamento humanizado

Por fim, sabemos que o processo de desligamento de funcionários nunca é uma tarefa fácil, mas para que você não corra riscos de ser processado e ela seja executada de uma maneira mais tranquila, busque ao tomar essa atitude, não deixar qualquer tipo de ressentimento. 

Faça uma demissão humanizada, seja compreensível, converse com o funcionário, aponte os motivos da sua decisão, escute o lado dele, busque ajudá-lo e dê o suporte necessário para aquele momento. 

Agora que você já viu algumas dicas de como evitar processos trabalhistas, comente abaixo qual delas você acha que será mais útil para o seu negócio? Não esqueça de compartilhar com seus amigos se gostou, até a próxima. 

You must login to add a comment.

Posts relacionados