O Blockchain, conhecido também como “corrente de blocos”, é um termo que vem ganhando ascensão estrondosa no mundo inteiro, sendo uma estrutura de registros de segurança que auxiliam a condução de diversos projetos e sobretudo a transação de moedas digitais.
Seu nome está atrelado ao Bitcoin e às criptomoedas, no entanto, apesar da ascensão momentânea, o Blockchain foi criado em 1991, com a função de gerar um índice que abrange o mundo todo, para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado.
Se você tem uma empresa especializada em vender racks para servidor, por exemplo, o Blockchain pode ser muito útil e trazer uma série de benefícios, como por exemplo:
- Otimização de processos;
- Transações financeiras seguras;
- Redução de custos;
- Organização de dados;
- Proteção contra fraudes;
- Entre outros.
Mas como implementar o Blockchain? Existem várias formas e tentaremos com esse artigo simplificar a questão para melhor informar o nosso leitor. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura.
Análise de oportunidade
A análise de oportunidade é o processo em que o empreendedor precisa estudar as tendências do mercado e buscar as soluções com o uso do Blockchain
É necessário detectar quais são os critérios importantes para a empresa e como configurar a plataforma para melhor executar as transações comerciais.
Seleccionando a plataforma Blockchain
Se você tem uma empresa que faz conserto de portão automático, por exemplo, antes de discorrer sobre a plataforma Blockchain, precisamos ressaltar que é importante contar com uma equipe especializada para melhor auxiliar nas tomadas de decisões da sua empresa dentro do Blockchain.
Em suma, a plataforma Blockchain precisa suprir a sua necessidade da empresa e se enquadrar dentro do do orçamento, pois ela está aberta a todos os tipos de comércio, desde um Banco (instituição financeira), até uma empresa de capital menor, como uma especializada em descarte de resíduos.
Selecione as tecnologias do Blockchain
Como ressaltamos no início deste artigo, o Blockchain é uma ferramenta que serve de estrutura de registros de segurança que auxiliam a condução de diversos projetos e sobretudo a transação de moedas digitais.
Sua estrutura permite uma melhor rastreabilidade de dados e aumento de segurança sobre transações financeiras.
Entre as principais tecnologias que abrangem o pacote estão os meios de pagamento, pois a estrutura Blockchain cria uma base de dados descentralizada e sem subsídio de bancos ou órgãos estatais.
As tecnologias de contratos e registros também podem ser administradas dentro do Blockchain, pois ele utiliza códigos digitais formalizados entre duas ou mais partes interessadas, dispensando registros em órgãos do Estado, e mantendo a validade de qualquer de qualquer tomada de decisão.
Teste a funcionalidade
Após o Blockchain estar todo configurado para suprir os interesses da sua empresa, recomendamos fazer testes funcionais iniciando com pequenas transações.
Essa parte é muito importante para compreender o domínio da plataforma e sua forma de exercer a transferência de dados de forma segura, rápida e otimizada.
Caso algum processo não proporcione um resultado esperado, recomendamos contar com um especialista para uma análise e reconfiguração dos processos do Blockchain.
Esse foi nosso artigo especificando como implementar o Blockchain. Se gostou do assunto compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing digital.