Comer bem é uma das melhores coisas da vida, não é verdade? E quanto mais rico em sabor for o alimento, ou a refeição, mais deliciosa ela é e cada vez mais queremos comer. Os alimentos já são saborosos naturalmente, mas você sabia que existe uma forma de realçar ainda mais o sabor deles? Para isso, basta utilizar algum tipo de realçador de sabor.
Os realçadores de sabor são extremamente utilizados pela indústria alimentícia, mas o seu uso não se resume a ela. É totalmente possível encontrar realçadores de sabor para comprar e utilizá-los para fazer comidas caseiras, o que irá deixá-las mais deliciosas do que já são.
O realçador de sabor é obtido através do glutamato monossódico (MSG) e sua principal característica é o sabor umami. O sabor umami é considerado o 5º gosto que somos capazes de sentir, estando lado a lado com o doce, o salgado, o amargo e o azedo. Apesar de muitas pessoas não conhecerem, muitos alimentos são ricos em umami naturalmente.
E se você deseja saber mais sobre o umami e sobre os realçadores de sabor, continue lendo este artigo e aprenda como o realçador de sabor é obtido e como você pode utilizá-lo no preparo de alguns pratos. Acredite, suas receitas ficarão ainda mais deliciosas quando você começar a utilizar um realçador de sabor.
Como o realçador de sabor é produzido?
O indício que se tem conhecimento a respeito do primeiro realçador de sabor é datado de 1908, quando Kikunae Ikeda, um bioquímico japonês, produziu o primeiro glutamato monossódico a partir do isolamento e duplicamento do sabor de uma alga japonesa comestível chamada kombu, muito utilizada para dar sabor em sopas e caldos orientais.
Mas como a tecnologia está sempre avançando, atualmente não é necessário fazer estes processos para obter o glutamato monossódico. Sua fabricação é feita a partir da fermentação de beterraba sacarina, cana de açúcar (melaço) e amido. O processo em si, é bem parecido com o da fabricação de vinhos, vinagres e iogurtes.
De forma resumida, a fabricação do realçador de sabor ocorre da seguinte maneira:
- O melaço ou a cana de açúcar é transformada em glucose;
- Bactérias especiais agem na glucose fermentando-a e a transformando em ácido glutâmico;
- O sódio é adicionado ao ácido glutâmico, neutralizando-o e obtendo assim uma solução de glutamato monossódico;
- A solução de glutamato monossódico obtida é então filtrada e purificada, onde obtém-se uma outra solução de glutamato monossódico, mas dessa vez, ela é pura;
- Essa solução pura obtida é cristalizada, separada e o glutamato monossódico seco que é obtido é então embalado e comercializado como o realçador de sabor que conhecemos.
Como o realçador de sabor pode ser utilizado no preparo de receitas?
O glutamato monossódico serve para intensificar ainda mais o sabor dos alimentos e por isso é chamado e mais popularmente conhecido como realçador de sabor. Portanto pode ser utilizado no preparo de vários tipos de pratos, desde uma simples salada fria até um cozido de carne, um caldo ou uma sopa.
Quando inserido em qualquer tipo de alimento salgado ou azedo, o glutamato monossódico mostra o seu poder e deixa o prato muito mais saboroso e harmonioso, dado que ele também é capaz de harmonizar vários sabores diferentes e deixar uma sensação muito mais agradável no paladar.
O indicado é que o realçador de sabor seja utilizado durante o cozimento do prato, não depois, e adicionado juntamente com o sal, sendo a proporção correta: ½ colher de chá de sal e ½ colher de chá de glutamato monossódico para cada 500gr de carne, 500gr de legumes ou para cada 1 xícara de chá de grãos (arroz, feijão, soja, grão de bico e outros).
Já em alimentos amargos ou doces o realçador de sabor não faz muita diferença, por isso seu uso não é indicado para pratos deste tipo. Então, acostume-se a utilizar o glutamato monossódico no preparo de alimentos como: carnes, frutos do mar, aves, sopas, molhos com tempero fumaça em pó, caldos, legumes, purês e pratos salgados à base de ovos.
O realçador de sabor faz mal?
Existe um mito muito grande que ronda os realçadores de sabor que diz que eles fazem mal para a saúde. A verdade é que a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, rotulou o glutamato monossódico como seguro, apesar do seu uso ainda ser considerado um pouco controverso.
Por esse motivo, a FDA exige que quando algum alimento contém glutamato monossódico, o composto deve constar no rótulo da embalagem. Ainda assim, nenhum pesquisador encontrou evidências concretas de que o uso do glutamato monossódico faz mal para a saúde de quem o consome.
Sendo assim, é possível considerar que o realçador de sabor é seguro e pode ser utilizado tranquilamente no preparo de vários pratos azedos e salgados. E além de garantir muito mais sabor, ele também colabora para a diminuição de sódio da comida, dado que a quantidade de sal deve ser diminuída com o uso do glutamato monossódico.